O artista plástico Agnaldo Pinho foi enterrado neste sábado (11) no Parque Retiro da Saudade, no bairro São Salvador, região do Citrolândia. A cerimônia reuniu familiares, amigos e admiradores, que prestaram suas últimas homenagens ao betinense.
O velório, realizado na sede do Minas Esporte Clube, na Colônia Santa Izabel, contou com a presença de artistas como Fernanda Takai e Chico Lobo, além de outros nomes da cultura mineira, que celebraram a trajetória de Agnaldo. Reconhecido por sua versatilidade, ele transitou por diversas linguagens artísticas, incluindo pintura, escultura, cenografia, e a criação de autômatos, consolidando-se como uma referência na arte brasileira.
A Companhia Giramundo, em postagem no Instagram, exaltou sua contribuição: “Seu engenho construtivo estimulou um salto na complexidade mecânica dos bonecos Giramundo, fato especialmente evidente nos marionetes para o filme A Dança dos Bonecos, O Guarani e Giz. Não seria exagero afirmar que Agnaldo Pinho tenha sido o marionetista mais talentoso e completo do período UFMG.”
Para a secretária de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro, sua contribuição para o desenvolvimento da arte em Betim será sempre lembrada. “Expressamos nossas condolências aos familiares, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Seu legado seguirá presente na cultura de nossa cidade”, apontou.