O polo automotivo da Stellantis em Betim atingiu recorde de produção em 2024. Segundo números apresentados pela companhia, foram quase 470 mil veículos produzidos entre janeiro e dezembro, o que representa um aumento de aproximadamente 8% em relação ao ano anterior, quando a produção foi de cerca de 434 mil automóveis.
O número também mostra um aumento expressivo desde a criação da Stellantis, em 2021, representando o maior volume registrado desde então: um crescimento de 27% no período.
O presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, reforçou a importância estratégica do polo automotivo de Betim para a América do Sul.
“Além de ser uma das principais referências tecnológicas do mercado brasileiro, a fábrica mineira é uma das maiores plantas da Stellantis no mundo, possuindo total autonomia tecnológica na América do Sul. Isso significa que, além de atingir recordes de produção, a planta conta com áreas estratégicas capazes de gerenciar todas as fases de desenvolvimento de novos modelos, com grande nível de qualidade e excelência”, pontua Cappellano.
O prefeito de Betim, Heron Guimarães, destacou que esse índice reforça a importância de Betim no cenário industrial. “Esse crescimento evidencia como o apoio a grandes polos tecnológicos (GPT) é essencial para o desenvolvimento da economia local e nacional”, pontuou.
O polo de Betim ainda ajudou a impulsionar o aumento nas vendas da Stellantis na América do Sul. A empresa – que também tem plantas em Goiana (PE) e em Porto Real (RJ), liderou o mercado sul-americano pelo quarto ano consecutivo.
De janeiro a dezembro de 2024, a Stellantis alcançou 22,9% de market share (participação de mercado) na América do Sul, superando a marca de 916 mil veículos comercializados, um aumento de 37.502 unidades em relação ao mesmo período do ano de 2023.
Apenas no mês de dezembro, a empresa registrou mais de 77 mil veículos, conquistando 21% de participação de mercado na região.
No Brasil, a Stellantis manteve a liderança do mercado nacional com mais de 734 mil veículos emplacados no acumulado do ano, representando um aumento de 47.394 unidades em comparação a 2023 e garantindo 29,4% de participação nas vendas totais do período. Em dezembro, foram comercializados 68,7 mil veículos, correspondendo a 28,1% de market share no país.