INVESTIMENTO LOCAL

Stellantis turbinará produção no Brasil com novos carros; um deles será feito na fábrica de Betim

Montadora mira a fabricação de modelos inéditos no país, além da expansão da tecnologia híbrida flex

Por Igor Veiga

Publicado em 31 de janeiro de 2025 | 13:24

 
 
Portfólio de produtos fabricados no Polo Automotivo da Stellantis, em Betim,   será ampliado Portfólio de produtos fabricados no Polo Automotivo da Stellantis, em Betim, será ampliado Foto: Stellantis/Divulgação

A Stellantis anunciou, nesta quinta-feira (30), a contratação de 1.500 novos funcionários no Brasil, distribuídos entre suas fábricas de Betim (MG) e Porto Real (RJ). A iniciativa visa fortalecer a produção local e viabilizar novos projetos estratégicos. 

A nova leva de contratações da Stellantis no Brasil está diretamente ligada a dois lançamentos recentes da montadora na Europa: o Fiat Grande Panda e o Jeep Avenger. Ambos os modelos devem começar a ser produzidos no Brasil em breve.

Novo carro de entrada

A fábrica de Betim será a responsável pela produção do futuro modelo de entrada da Fiat no Brasil. O Fiat Grande Panda, já lançado na Europa, sob a plataforma Smart Car, e deve substituir os atuais Argo e Mobi.

Embora ainda sem nome oficial para o mercado nacional, o modelo já é chamado pela mídia especializada de "Novo Uno", devido à sua inspiração no design clássico do Panda europeu.

O Grande Panda utiliza a mesma base da linha C-Cubed da Citroën, que inclui modelos como C3 e C3 Aircross. O lançamento no Brasil está previsto para 2026 e promete movimentar o segmento de compactos.

SUV menor que o Renegade

Já na fábrica de Porto Real, no interior do Rio de Janeiro, a Stellantis alocará os 300 novos funcionários para a produção do Jeep Avenger, lançado na Europa em 2023.

Menor que o Jeep Renegade, o novo SUV compacto será construído sobre a plataforma CMP, compartilhada com modelos da Peugeot e Citroën.

Com previsão de chegada ao mercado entre o fim de 2025 e o início de 2026, o Avenger promete ser um forte concorrente no segmento de SUVs de entrada, que conta hoje com modelos como o Hyundai Creta, VW Nivus e Nissan Kicks, além do Renault Kardian.

Ambos os novos modelos da Stellantis devem contar com o motor T200 Hybrid, a nova tecnologia híbrida leve flex da marca que estreou na linha 2025 do Fiat Pulse e do Fastback. O propulsor combina um motor 1.0 turbo de 130 cv com um sistema elétrico auxiliar de 12V, prometendo melhor consumo e menos emissões.

Leapmotor estreia em abril

Além dos novos modelos Fiat e Jeep, a Stellantis confirmou o lançamento da chinesa Leapmotor no Brasil e no Chile, ainda em 2025. A montadora já opera em parceria com a marca asiática e pretende iniciar as vendas com modelos 100% importados da China. 

A expectativa é que o anúncio oficial ocorra em abril, quando serão revelados os primeiros carros elétricos da Leapmotor no mercado nacional.


Leapmotor C10 deve ser o primeiro produto da marca chinesa no Brasil - Foto: Stellantis/Divulgação


Durante a coletiva, Cappellano deu outra pista, no slide apareceu a silhueta do SUV elétrico Leapmotor C10. Além dele, a marca chinesa deverá vender aqui o compacto elétrico Leapmotor T03 (foto abaixo), já flagrado em testes em BH, que chegará para brigar com o BYD Dolphin Mini.

Cappellano destacou que a Stellantis quer garantir um lançamento consistente e não descartou uma futura produção local. Essa movimentação ocorre em meio às discussões sobre medidas antidumping da Anfavea contra montadoras chinesas, que aumentaram suas importações nos últimos anos.

R$ 32 bilhões em investimentos

Em 2024, a Stellantis, dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën no Brasil, registrou recordes de vendas e produção em 2024 e já planeja um futuro promissor com investimentos de R$ 32 bilhões na região até o ano de 2030.

Segundo Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, a empresa segue firme em sua trajetória de crescimento. "Juntos, nós teremos bastante trabalho pela frente e novos motivos para comemorar”, destacou Cappellano em entrevista coletiva.