Realizada entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, a Operação Natalina 2024 registrou uma redução de 32% no índice de ocorrências na comparação com o ano anterior, conforme divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira (8 de janeiro).
Dados da Secretaria Adjunta de Segurança Pública mostram que os furtos a estabelecimentos comerciais caíram 33,33%, passando de 21 para 14 registros. Os furtos a transeuntes tiveram redução de 31,25%, caindo de 16 para 11. Os furtos a veículos estacionados reduziram de três, em 2023, para um, em 2024, um recuo de 66,67%. Não foi registrado nenhum roubo a transeunte no ano passado, enquanto em 2023 três pessoas foram assaltadas.
“Além da implantação do nosso Centro Integrado de Operações (COP), que reúne oito forças de segurança pública, a Operação Natalina é um exemplo de como ações que envolvem planejamento estratégico e esforço integrado geram bons resultados”, afirma o secretário-adjunto de Segurança Pública, Julio Cesar Rachel de Paula.
A operação é realizada pela Guarda Municipal em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e as forças de segurança que atuam na cidade (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros).
A iniciativa conjunta foi promovida com o objetivo de ampliar e intensificar as ações de segurança pública nas ruas do município, sobretudo nas imediações dos grandes centros comerciais, durante o mês de dezembro e a primeira semana de janeiro, quando a movimentação de clientes em compras é maior.
Segundo a administração municipal, uma das principais estratégias da operação foi a intensificação do videomonitoramento, bem como do patrulhamento policial em locais de grande movimentação de pessoas, em diferentes regiões da cidade. Para isso, tanto a Guarda Municipal quanto a Polícia Militar disponibilizaram um efetivo 30% maior nesses pontos. Alunos que estavam em curso na Academia de Polícia Militar também foram deslocados para ampliar a presença ostensiva nas ruas.
Além da Guarda, a prefeitura disponibilizou equipes da Diretoria de Transportes e Trânsito para organizar melhor o fluxo de veículos e de pedestres no período, e também da Defesa Civil, que ficou de prontidão para atuar em situações de possíveis riscos provocados pelas chuvas.