O pequeno Pedro Henrique Fernandes da Silva, de 5 anos, teve no último sábado (11/10) uma aniversário que jamais vai esquecer: uma visita surpresa da Polícia Militar de Minas Gerais, com direito à chegada de viatura, sirene ligada e a presença dos mascotes PM Amigo Legal e PM Amiga Legal. O menino de Betim, que é fã da corporação desde bebê, viu o sonho virar realidade no dia em que completou mais um ano de vida.
Desde 1 ano, Pedro já mostrava admiração pela PM, uma semente que foi plantada quando ainda ele era um bebê de 9 meses. “Um dos meus ensaios fotográficos dele teve como tema justamente a Polícia Militar. Por isso, desde que ele tinha um aninho eu mostrava as fotos para ele, e ele sempre se encantava com os policiais. Neste ano, quando fomos decidir o tema da festa, ele não teve dúvida: pediu uma festa da PM”, conta a mãe, Guiomar Dias da Silva Santos, que é coordenadora pedagógica no Centro Infantil Municipal (CIM) Sementes do Amanhã.
A ideia logo ganhou forma, e um toque especial. “Organizamos tudo com muito carinho e resolvemos embarcar nessa aventura. Quando eu via que ele se encantava ao ver uma viatura na rua, pensei: por que não tentar fazer essa surpresa?”, lembra a mãe.
Guiomar, que já tem uma parceria com a Polícia Militar por meio da creche onde trabalha, entrou em contato com o 33º Batalhão, pedindo se seria possível uma visita durante a festa. O pedido foi prontamente atendido.
“Eles foram incríveis. A viatura chegou com o cabo Vale, como uma dos mascotes, e mais dois policiais. Ligaram a sirene e, quando entraram na rua, as crianças ficaram encantadas. Foi uma alegria que não dá pra descrever”, diz a mãe.
Assim que viu a viatura se aproximando, Pedro ficou em êxtase. Ele correu, acenou e, do jeitinho que sempre sonhou, fez continência para os policiais. “Eu queria a festa da polícia porque sou fã deles. Eles são muito legais e defendem as pessoas dos ladrões, dos homens maus”, afirma o menino.
A comemoração, realizada na casa da avó paterna, no Residencial Taquaril, teve bolo com o brasão da PM, balões em azul e dourado e até lembrancinhas em formato de viatura. “Foi lindo ver o carinho deles com meu filho. Eles foram muito atenciosos, conversou com as crianças, tiraram fotos, mostraram a viatura. Todos ficaram encantados”, conta Eduardo Fernandes dos Santos, pai de Pedro.
Além da admiração do filho, Guiomar também confessa ter um carinho especial pela corporação. “Sempre trabalhei com crianças e admiro muito o trabalho da PM, especialmente o Proerd, que faz um trabalho essencial para tirar jovens do caminho da criminalidade. Esse respeito e essa admiração foram o que me inspiraram a fazer o ensaio e a festa com esse tema”, explica a mãe.
Para o cabo Vale foi uma grande alegria enorme os policiais militares participarem da surpresa para o Pedro Henrique. “Ver o brilho nos olhos dele e a felicidades da família nos encheu de orgulho e motivação. Momentos como esse reforçam o verdadeiro sentido da nossa farda estar próximos da comunidade, especialmente das crianças, que são o futuro e muitas vezes nos veem como exemplos. Para nós, foi uma honra poder fazer parte desse dia tão especial”, afirma o militar.