INCÊNDIO

Incêndio em vegetação mobiliza bombeiros e moradores entre três bairros de Betim

Chamas começaram em lote particular e se espalharam entre o Arquipélago Verde, Monte Verde e Petrópolis

Por Vitor Hugo da Rocha

Publicado em 15 de outubro de 2025 | 17:06

 
 
O fogo começou próximo ao antigo clube da Fiat, na rua Omar Campos Guimarães, no bairro Arquipélago Verde O fogo começou próximo ao antigo clube da Fiat, na rua Omar Campos Guimarães, no bairro Arquipélago Verde Foto: Lucas Matos

Um incêndio em uma área de vegetação mobilizou o Corpo de Bombeiros e moradores na manhã desta quarta-feira (15/10). As chamas começaram em um terreno particular e se espalharam por uma extensa área verde localizada entre os bairros Monte Verde, Arquipélago Verde e Petrópolis, em Betim. 

Moradores da rua Acácia, no bairro Monte Verde, relataram que o fogo teve início por volta das 9h e que precisaram montar uma força-tarefa para tentar conter as chamas antes da chegada dos bombeiros. Segundo eles, baldes e mangueiras foram utilizados no combate inicial ao incêndio. 

A moradora Sonia Maria de Souza Ferreira, de 63 anos, que vive há cinco anos no bairro, contou que o fogo se espalhou rapidamente e que os vizinhos se uniram para tentar impedir que as chamas avançassem. “Eu estava aqui fora com a cachorrinha quando o fogo começou lá em cima. Aos poucos, ele foi se espalhando, passou por cima e chegou ali. Aí o pessoal se reuniu, todo mundo aqui ajudando, até as crianças”, disse a moradora.

Entre os moradores que participaram da força-tarefa estava Antônio Cordeiro, de 11 anos, que também ajudou a combater o fogo. O menino contou como se envolveu na ação junto com os adultos. “Eu ajudei a encher os baldes, joguei água no fogo também. É um trabalho coletivo, sabe? Todo mundo se uniu pra tentar salvar o que é nosso” contou.  

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou próximo ao antigo clube da Fiat, na rua Omar Campos Guimarães, no bairro Arquipélago Verde. Às 14h43, a corporação informou que o incêndio avançava em três frentes. A que apresentava maior risco às residências foi controlada, e os moradores próximos foram orientados. Às 16h27, os bombeiros atualizaram a situação informando que o incêndio já estava controlado, mas o trabalho de monitoramento na área continuava em andamento.