Um bebê de apenas 2 meses foi salvo por um policial militar após se engasgar durante o banho em casa, em Betim, na última terça-feira (14/10). A ação rápida da mãe da criança, de um motorista que passava pela rua em que a família do menino mora, e de policiais da Base Comunitária Móvel na avenida Pernambuco, no bairro Senhora das Graças, foi decisiva.
A mãe do pequeno Matias Pacheco Gomes, Andreza Emily Pacheco de Souza, conta que tudo aconteceu em questão de minutos. Ela relata que dava banho no filho quando ele, em um movimento brusco com as pernas, bateu o rosto na água. “Na hora ele chorou, mas logo ficou com o olhar parado. Percebi que algo estava errado quando ele parou de reagir”, conta a mãe.
Andreza tentou, sozinha, reanimar o filho com tapinhas nas costas e massagem, mas não teve sucesso. Em pânico, saiu de casa com o bebê enrolado na toalha e pediu ajuda na rua. Um motorista que passava pelo local parou o carro e levou mãe e filho até a base da PM mais próxima, que fica na avenida Pernambuco.
“A mãe desceu do carro chorando com o bebê nos braços. Ele estava mole, sem respirar. Eu não perguntei nada, só peguei o bebê e comecei a manobra de Heimlich”, explica o soldado Mariano, que depois de aplicar a técnica, conseguiu fazer Matias voltar a chorar. “Foi um alívio enorme. Durante todo o atendimento, lembrei da minha própria filha, que é recém-nascida”, revela o policial.
Em seguid, o cabo Couto fez contato com a viatura mais próxima, que chegou rapidamente. A soldado Mical e o sargento Edilson fizeram o transporte do bebê até a UPA Norte, onde Matias passou por avaliação, foi estabilizado e liberado.
Emocionada, Andreza agradeceu a todos os que ajudaram a salvar a vida do filho. “Eu sabia que não ia dar tempo de esperar uma ambulância. Só saí de casa com ele nos braços. Cada pessoa que me ajudou naquele momento foi essencial. Hoje ele está aqui nos meus braços, bem e com saúde”, agradece a mãe.