Cento e setenta óculos serão entregues a crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Miguilim em Betim nesta sexta-feira (17/10), às 14h, no Instituto de Olhos Prover (avenida Edméia Mattos Lazzarotti, 3.519, no Horto). O programa é uma iniciativa do governo de Minas, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, e já beneficiou 2.600 alunos com avaliações e mais de 860 doações de óculos. A previsão é que mais 49 sejam confeccionados na próxima semana.
A ação busca identificar precocemente problemas visuais em estudantes do ensino público, por meio da aplicação do teste de Snellen nas escolas de Betim. Quando há suspeita de dificuldade visual, a criança ou o adolescente é encaminhado à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e, se necessário, ao atendimento especializado no Instituto de Olhos Prover.
O programa estadual leva o nome do personagem do livro "Campo Geral", de João Guimarães Rosa, cuja história retrata um menino do sertão mineiro que vive confuso, tentando entender o mundo dos adultos, sem saber que a sua dificuldade estava nos olhos. Depois de receber óculos, ele passa a enxergar o mundo com mais clareza.