O estacionamento do Ginásio Poliesportivo Divino Braga, no bairro Horto, será palco de um mutirão de castração em unidade móvel de saúde animal. A iniciativa acontece nos dias 7, 8, 9, 10, 11, 13 e 14 de outubro, das 7h às 17h, e já conta com mais de 1.200 tutores cadastrados.
A ação é da ONG Bem-Estar Animal, da Bahia, financiada pelo Ministério Público do Trabalho, em parceria com a ONG Ajuda, de Juiz de Fora, e a ONG Abrace, de Betim. São esperados cerca de 130 animais por dia, totalizando 862 procedimentos em todo o mutirão.
A estrutura do mutirão contará com duas tendas de apoio e um micro-ônibus adaptado, equipado com consultório e sala de cirurgia. A equipe será composta por médicos veterinários, cirurgião, anestesista e auxiliares.
Segundo Alexandre Faria, organizador do mutirão, o objetivo da ação é combater o crescimento da população de animais abandonados, melhorar a saúde pública e educar os tutores sobre posse responsável: "Os animais abandonados representam um risco significativo para a saúde pública devido à sua exposição e à disseminação de doenças zoonóticas — doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos. A esterilização de cães e gatos reduz significativamente a propagação de doenças como raiva, cinomose e leptospirose, protegendo tanto os animais quanto a população humana”, afirma.
Após o procedimento, as fêmeas sairão com roupa protetora pós-cirúrgica, e os machos, com colar elizabetano. Todos receberão medicação completa, incluindo analgésico, antibiótico e anti-inflamatório, fornecida gratuitamente aos tutores para o pós-operatório. Além disso, cada animal receberá um chip de monitoramento com informações sobre tutor, endereço e nome.
As inscrições estão abertas até o dia 7 de outubro e podem ser feitas por formulário on-line através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSerWIhx_ZrmjP7sHAvypWxSF1htQX3e3xk52OhP6y--9DLtNw/viewform ou pelo WhatsApp (31) 99084-4427.
Procedimentos não serão realizados em animais braquicefálicos (aqueles com uma cabeça curta e larga e focinho achatado, resultado da seleção artificial de características estéticas, como Pugs, Bulldogs, Shih Tzus e alguns gatos (como o Persa), com menos de 3 kg ou mais de 40 kg, devido à necessidade de cuidados específicos. No caso dos cães, a idade permitida é de 6 meses a 7 anos.