
A fabricante de medidores de energia elétrica Nansen – gigante do setor na América Latina – vai investir R$ 265 milhões na construção de uma fábrica de transformadores em Betim. A unidade, que será a segunda da empresa na região metropolitana (Contagem abriga a sede), terá capacidade de produção de 20 mil equipamentos por mês inicialmente, gerando cerca de 400 empregos, conforme adiantado pela companhia.
As obras do empreendimento, executadas em fases, já foram iniciadas no Condomínio Hemisfério Complexo Industrial – o porto seco do município –, e a previsão é que a primeira etapa seja concluída em dezembro próximo. “Voltamos às origens com uma planta moderna, preparada para novos produtos e parcerias estratégicas”, afirma o CMO da Nansen, Ciro Lima.
De acordo com a empresa, a escolha do município para as novas instalações ocorreu em razão da localização estratégica, com várias saídas e facilidade de acesso, e da disponibilidade de uma estrutura adequada para as necessidades da fábrica. A previsão é que os primeiros transformadores fabricados em Betim sejam disponibilizados a partir de fevereiro de 2026.
O aporte milionário no município marca a retomada dos investimentos da Nansen no estado. Completando 95 anos de fundação em 2025, a fabricante mineira está projetando uma década de expansão e inovação, o que inclui ampliar os negócios na América Latina, fortalecer a presença em segmentos estratégicos e investir em fábricas mais modernas e automatizadas, segundo a companhia.
“Grande parte dos nossos resultados é reinvestida em pesquisa e desenvolvimento. É isso que sustenta nossa competitividade e nos permite abrir espaço para novos segmentos, mantendo a qualidade como diferencial fundamental”, ressalta Ciro Lima.
A produção de transformadores é uma das novidades da fase atual da empresa, que está diversificando o portfólio também com a entrada em segmentos como painéis de média tensão, iluminação pública e softwares voltados para cidades inteligentes. Referência em medição de energia, a Nansen vem se destacando também como fornecedora de infraestrutura de recarga para ônibus elétricos em sete cidades brasileiras com maior frota.