2 DE NOVEMBRO

Cemitérios de Betim se preparam para Dia de Finados neste domingo

Espaços funcionarão normalmente e contarão com celebrações em horários específicos

Por Brunna da Matta Amorim

Publicado em 29 de outubro de 2025 | 09:00

 
 
No Cemitério Municipal Parque Jardim da Cachoeira, na região central, as missas ocorrerão às 10h e às 14h No Cemitério Municipal Parque Jardim da Cachoeira, na região central, as missas ocorrerão às 10h e às 14h Foto: Carolina Miranda

Os cemitérios de Betim estão se preparando para o Dia de Finados, celebrado neste domingo (2/11), data dedicada à memória dos fiéis defuntos e de suas almas, e os espaços municipais esperam cerca de 8.000 pessoas. Neste dia, os cemitérios vão funcionar normalmente e contarão com missas em horários específicos.

O tradicional Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, localizado próximo à Praça Milton Campos, terá uma missa, às 10h, celebrada pela Igreja Católica Ortodoxa. Já o Cemitério Municipal Reino das Rosas, na Colônia Santa Isabel, realizará uma celebração às 8h, também conduzida pela Igreja Católica Ortodoxa.

No Cemitério Municipal Parque Jardim da Cachoeira, na região Central, as missas serão realizadas às 10h e às 14h. Pela manhã, a celebração será conduzida pela Paróquia São Francisco de Assis; já à tarde, pela Igreja Católica Ortodoxa.

O espaço particular Jardins Cemitério Parque vai promover duas missas. A primeira às 9h30, na capela do próprio cemitério, e a segunda às 17h, na Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, no bairro Açude.

Rosilane Graciano, de 48 anos, conta que sempre teve o hábito de ir ao Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo no Dia de Finados com a mãe, mas hoje, infelizmente, ela vai homenagear, em especial, seus pais. Às vezes acompanhada pelo marido, Rosilane afirma que não deixa de visitar os túmulos, por falta de companhia. “Pra minha cultura familiar, é uma forma de não esquecimento, um gesto de poder demonstrar que eu estou ali lembrando deles, e uma forma de sentir cada pessoa um pouco mais perto. Mesmo sabendo que ali só há matéria, isso traz conforto, pois sabemos que eles vivem eternamente no nosso coração”, relata a profissional do setor financeiro.

O reverendo Tony Ribeiro, da Diocese Anglicana, será o celebrante das missas nos cemitérios Nossa Senhora do Carmo e Parque Jardim da Cachoeira. “Celebrar a missa Anglicana nos cemitérios no Dia de Finados é um ato de fé e de amor cristão. A Eucaristia realizada entre os túmulos torna-se sinal da comunhão entre os vivos e os que dormem no Senhor”, diz Tony Ribeiro.

O padre Rogério Messias, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, em Vianópolis, conta que a igreja zela pelos vivos e pelos mortos biologicamente, mas que espera o triunfo da ressurreição e o encontro definitivo com o Senhor. “O Dia de Finados é uma data para reverenciar as pessoas que amamos e que não estão no nosso dia a dia”, finaliza o padre Rogério.

Confira a programação completa dos cemitérios de Betim para o Dia de Finados:

Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo
Horário de funcionamento: 7h às 18h
10h - Missa celebrada pela Igreja Católica Ortodoxa

Cemitério Municipal Parque Jardim da Cachoeira
Horário de funcionamento: 7h às 17h
10h - Missa celebrada pela Paróquia São Francisco de Assis
14h - Missa celebrada pela Igreja Católica Ortodoxa

Cemitério Municipal Reino das Rosas
Horário de funcionamento: 7h às 17h
8h - Missa celebrada pela Igreja Católica Ortodoxa

Cemitério Municipal Parque Retiro da Saudade
Horário de funcionamento: 7h às 17h

Jardins Cemitério Parque
Horário de funcionamento: 8h às 17h
9h30 - Missa com padre Rogério Messias na Capela do Jardins Cemitério Parque
17h - Missa com padre Rogério Messias na Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, Açude