
Professor de mecânica no IFMG Betim e influenciador digital, Gabriel Mendes tem participado do Enem — não como candidato a uma vaga, mas como forma de inspirar seus alunos. “A gente sabe que professor é uma referência em sala de aula”. Ele já participou de seis edições do Enem, uma como aluno e as demais já atuando como professor.
“No começo, o motivo era ter uma maior interação com os meus alunos, para motivá-los. Mas, depois que eu comecei a fazer essas provas, eu também comecei a me motivar e percebi que me ajudava como professor”.
Mendes conta que encontra com os estudantes no próprio campus do IFMG Betim antes da prova e aproveita para estimulá-los. “Converso muito com eles sobre como devem se comportar, o que eles devem comer no dia da prova. Os que fazem na escola, a gente conversa antes, repassa algumas coisas. E eu tento me enxergar no mesmo lugar que eles, embora eu tenha bem mais experiência, me coloco no momento em que eles estão, de apreensão e ansiedade. Ter alguém ali mais experiente para tranquilizá-los, sinto que é muito importante”, comenta.
Ele conta que a reta final para as provas deve ser aproveitada de maneira estratégica: “A gente está na reta final, faltando menos de um mês, mas dá para repassar algumas matérias, conteúdos, sentir qual a área de conhecimento o aluno tem mais dificuldade, para que ele possa dar uma atenção maior e chegar mais tranquilo e preparado para a prova”, orienta.