A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a intensificação da vacinação contra o sarampo e a febre amarela, atendendo à recomendação do Ministério da Saúde. A medida tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e prevenir a reintrodução do sarampo no país, além de evitar novos casos de febre amarela.
As vacinas tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) e da febre amarela estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Betim, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento também é realizado no Vacimóvel e no Centro de Referência em Especialidades Divino Braga, das 7h às 16h.
Segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI), pessoas de 12 meses a 59 anos devem manter o cartão de vacinas atualizado. Para o sarampo, o esquema prevê duas doses entre 12 meses e 29 anos, com intervalo mínimo de 30 dias, e uma dose para pessoas de 30 a 59 anos. Profissionais de saúde, independentemente da idade, devem receber duas doses.
No caso da febre amarela, a imunização é indicada para pessoas de 9 meses a 59 anos. Crianças recebem uma dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos. Quem ainda não foi vacinado deve procurar uma unidade de saúde. Idosos a partir de 60 anos que vivem ou viajam para áreas de risco também devem receber a vacina, conforme avaliação médica.