Ensino médio

Professor de Betim é ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Premiados com ouro ganharão um intercâmbio educacional em Xangai, na China, onde poderão conhecer o sistema de ensino local

Por O TEMPO

Publicado em 12 de novembro de 2025 | 11:12

 
 
Wagner Monte Raso Braga incentiva estudantes a participarem de olimpíadas científicas, atividades que foram valorizadas pelo comitê acadêmico da olimpíada Wagner Monte Raso Braga incentiva estudantes a participarem de olimpíadas científicas, atividades que foram valorizadas pelo comitê acadêmico da olimpíada Foto: IFMG/Divulgação

O professor Wagner Monte Raso Braga, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Betim, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira dos Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr). O reconhecimento destaca o trabalho do educador na área e o empenho em aprimorar o ensino da disciplina.

A competição nacional é dividida em três fases. A primeira envolve um questionário teórico, a segunda avalia as práticas pedagógicas utilizadas pelos participantes, e a terceira consiste em uma entrevista com um comitê acadêmico.

Os professores premiados com ouro ganharão um intercâmbio educacional em Xangai, na China, onde poderão conhecer o sistema de ensino local — considerado um dos dez melhores do mundo em Matemática, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). A viagem à China está prevista para acontecer no primeiro semestre de 2026.

Wagner conta que conheceu a olimpíada por meio de colegas e grupos de professores. “Percebi que a OPMbr é muito mais que uma competição. É um reconhecimento ao trabalho e à dedicação dos educadores que buscam transformar o ensino de matemática no Brasil”, afirmou.

No IFMG, o professor coordena projetos de destaque, como o ENA Profmat, que prepara docentes para o mestrado em Matemática, e o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que incentiva alunos a participarem de olimpíadas científicas. Essas iniciativas foram valorizadas pelo comitê da OPMbr durante a avaliação.

“Ganhar a medalha de ouro na 2ª edição da OPMbr foi uma alegria enorme e um reconhecimento do esforço de todos que acreditam na educação matemática. Estou muito animado com a viagem a Xangai, que certamente será uma experiência transformadora e vai ampliar minha visão sobre o ensino”, comemorou.