GRATUITA

Betim recebe nova etapa de castração de cães e gatos; saiba como participar

Castramóvel disponibilizará 240 vagas de castração, sendo 120 por dia; ação será no domingo (16) e na segunda (17), no Citrolândia

Por O TEMPO


Publicado em 14 de novembro de 2025 | 09:00
 
 
Para participar, os animais devem ter entre 6 meses e 8 anos de idade, pesar entre 3 e 40 quilos e estar saudáveis

Betim vai receber, no domingo (16/11) e na segunda (17/11), mais uma etapa do Programa de Manejo Populacional Ético de Animais Domésticos, promovido pela Vale S.A. em parceria com o governo de Minas Gerais, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A ação, que faz parte do Acordo Judicial de Reparação firmado em 2021, será executada pela ONG Ajuda, com apoio da Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção Animal (Sepa). 

O atendimento vai acontecer na avenida Doutor José Mariano, 843, no bairro Citrolândia. O Castramóvel disponibilizará 240 vagas de castração gratuita, sendo 120 por dia, para cães e gatos previamente agendados pela Sepa.  

Os tutores interessados em participar devem preencher a lista de interesse disponível neste link. 

O envio do formulário, no entanto, não garante vaga imediata. A equipe da Sepa entrará em contato com os tutores selecionados para confirmar o agendamento, de acordo com a disponibilidade. 

Critérios 

Para participar, os animais devem ter entre 6 meses e 8 anos de idade, pesar entre 3 e 40 quilos e estar saudáveis, ou seja, sem sintomas como vômitos ou diarreia. Algumas raças, como shih-tzu, buldogue, lhasa apso, persa, maltês, yorkshire e spitz alemão, não serão atendidas por serem consideradas braquicefálicas ou sensíveis. 

Os horários de chegada também variam conforme o tipo de animal: gatos devem ser levados às 7h30, enquanto cadelas e cães machos têm horários às 9h e às 11h. O atendimento será feito por ordem de chegada. 

A Sepa orienta que os tutores cumpram jejum obrigatório de 8 horas (sem água e alimento) antes do procedimento e levem um documento com foto. Gatos precisam estar em caixas de transporte. A secretaria reforça ainda a importância de não faltar ao atendimento, já que a ausência tira a vaga de outro animal da comunidade.