AÇÃO INTERNACIONAL

Black Friday: comércio de Betim ainda está acanhado

Lojas que pertencem a grandes redes varejistas saem à frente com promoções

Por Iêva Tatiana e Nelson Batista


Publicado em 14 de novembro de 2025 | 12:25
 
 
Sandra Costa diz que promoções incrementaram as vendas

A duas semanas da Black Friday, o comércio de Betim ainda está tímido nas chamadas promocionais. Pelas ruas da região Central, as lojas que integram grandes redes se destacam nos preparativos para a ação de varejo promovida mundialmente na última sexta-feira de novembro, marcando o início oficial da temporada de compras de Natal. Apesar do cenário acanhado, a expectativa é positiva. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Betim e a Federação das CDLs nacionais, 67,1% dos consumidores do município vão aproveitar a Black Friday neste ano, 5,1% a mais do que em 2024. Desse total, 69,5% devem deixar para ir às compras somente no dia 28, enquanto 30,5% vão preferir se antecipar e aproveitar o “esquenta” de promoções já ofertado em alguns estabelecimentos.

A pesquisa mostra ainda que supermercados e hipermercados lideram a preferência, com 16,4% das intenções de compras. Os eletrônicos vêm em segundo lugar (14,9%), seguidos pelo setor de vestuário (13,4%). 

“Agora é a hora de atrair o cliente para a loja pra que ele conheça os produtos, seja bem-atendido e volte a comprar, tornando-se um cliente fiel”, pondera o presidente da CDL Betim, José Barboza.

Na prática

A vendedora Sandra Costa afirma que anunciar as promoções da Black Friday com antecedência surtiu efeito. Na loja de vestuário em que ela trabalha, o movimento de clientes aumentou, e as metas têm sido batidas diariamente. “A expectativa é que melhore ainda mais na semana que vem, mas já superamos as vendas da Black do ano passado”, diz.

Por outro lado, Daniela Braga, gerente de uma loja de roupas femininas, não demonstra muita confiança nas projeções para este ano, embora o estabelecimento em que ela atua também já tenha iniciado as ações da Black Friday. “As lojas online tiram muitos clientes da gente. O ano passado foi bom em vendas, mas outros anos foram melhores. Acredito que 2025 será parecido, e não superior a 2024”, reflete.

Consumidores mantêm um pé atrás

“Não acho vantagem. Quando vai chegando a época, eles aumentam os preços e, no dia, voltam aos preços de antes.”

Alexandra Martins
Técnica de enfermagem

“Achei um freezer com preço bom, ideal. Pena que é uma vez só por ano [a promoção]. Podia acontecer com mais frequência.”

José Cláudio de Oliveira
Comerciante

“É fundamental examinar bem os preços porque algumas promoções são boas, mas outras precisam de uma análise minuciosa.”

Elielton de Oliveira
Autônomo

“Acho que algumas coisas compensam, outras não. Temos que pesquisar os preços antes pra ver se não é a mesma coisa.”

Solange dos Santos
Costureira