INCLUSÃO

Primeira Casa dos Autistas com equipe multidisciplinar de Betim será inaugurada

Espaço vai atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista; regulação do SUS encaminhará as famílias

Por Brunna da Matta Amorim


Publicado em 14 de novembro de 2025 | 13:54
 
 
Casa consegue realizar 240 atendimentos mensais, com acompanhamento semanal

Será inaugurado em Betim, nesta segunda-feira (17), o primeiro espaço com atendimento multidisciplinar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): a Casa dos Autistas, uma iniciativa da Sociedade Amigos de Betim (SAB) em parceria com a prefeitura, por meio de termo firmado na gestão do então prefeito Vittorio Medioli.

O espaço, que começa a funcionar na terça (18), a partir das 8h, tem capacidade para realizar 240 atendimentos mensais, com acompanhamento semanal, segundo a coordenadora geral do local, Dryca Moreira. Os encaminhamentos das famílias já estão sendo feitos pela Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Os interessados deverão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, que fará a avaliação e, se for necessário, direcionará os pacientes para a casa.

Além de promover a intervenção individualizada, o espaço oferecerá apoio, orientação e capacitação às famílias dos autistas. “Dessa forma, o cuidado vai além da instituição para alcançar o convívio familiar e social”, afirma Dryca.

Mariana Martins Teixeira é mãe de Yan Martins Bonfim, de 15 anos, autista não verbal de grau 3, que será atendido pela casa, destaca a importância dos investimentos nessa área. “Como mãe, é um desafio que enfrentamos, e os autistas precisam de espaços como esse. Yan teve os primeiros diagnósticos aos 2 anos e, desde então, eu sentia falta de um acompanhamento multifuncional e completo mais próximo, como esse que a Casa dos Autistas promete oferecer”, diz. 

Dryca ressalta que, com o aumento de diagnósticos de autismo nos últimos anos, é preciso, cada vez mais, dar visibilidade a essas pessoas: “São necessários recursos e suporte para que cada um possa se desenvolver, se incluir na sociedade e adquirir habilidades da melhor maneira possível, tanto para os autistas quanto para a família”.

Segundo a coordenadora, as atuações na casa vão se basear nos domínios do desenvolvimento infantil: social, emocional, cognitivo, motor e linguístico. “A Casa dos Autistas tem o compromisso de oferecer um ambiente onde cada pessoa seja reconhecida em sua individualidade e potencial de desenvolvimento, contribuindo para uma vida com plenitude”, diz Dryca.

Samuel de Oliveira Rodrigues, de 10 anos, é mais uma pessoa com TEA de Betim que será atendida pela casa. “Sermos atendidos por quem entende do assunto vai nos tranquilizar bastante. A expectativa para a primeira consulta do Samuel é muito boa”, diz José Rodrigues, pai do garoto.

Espera

Segundo a prefeitura, a fila de espera da linha de cuidado intelectual no município atualmente é de 1.155 pacientes.

Saiba mais

Aulas. A Casa dos Autistas vai oferecer musicoterapia, pedagogia, sala sensorial, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, assistência e orientação social, entre outros serviços.

Endereço. A casa fica na rua Goiás, 219, no bairro Espírito Santo.