JUIZADOS ESPECIAIS

Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal é tema de evento da OAB/MG - subseção Betim

Advogados debateram importância do serviço, viabilizado no município pelo ex-prefeito Vittorio Medioli

Por O TEMPO

Publicado em 14 de novembro de 2025 | 19:17

 
 
Evento reuniu advogados na noite dessa quinta-feira (13)
Evento reuniu advogados na noite dessa quinta-feira (13) Foto: OAB/MG - Subseção Betim/Divulgação

A Unidade Avançada de Atendimento (UAA) da Justiça Federal no município foi tema de um evento promovido pela subseção Betim da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Minas Gerais nessa quinta-feira (13/11). Na ocasião, foi destacada a importância do serviço, viabilizado pelo ex-prefeito Vittorio Medioli e ampliado recentemente.

Entre os palestrantes da noite estava o sub-procurador-geral do município, Lucas Neves. Segundo ele, somente neste mês, já foram realizadas 480 perícias de ações previdenciárias na UAA de Betim. "Estamos falando de pessoas carentes que teriam que ir de ônibus até Belo Horizonte para fazer a perícia lá. Isso é algo muito importante socialmente", frisou Neves.

A unidade foi inaugurada em 3 de julho de 2024 e, em setembro deste ano, a Justiça Federal entregou à população a ampliação do espaço, que passou por obras de reestruturação. Desde o início do funcionamento da UAA, no ano passado, Betim passou a integrar a jurisdição da subseção judiciária da capital, ampliando o acesso aos juizados especiais federais. “É preciso fazer valer essa proximidade com a Justiça Federal. Ela tem que se aproximar. Não pode ser prerrogativa de uns, mas sim um direito de todos. O acesso é fundamental para a democracia”, ponderou Vittorio Medioli, na época.

A UAA funciona dentro do Monte Carmo Shopping (avenida Juiz Marco Túlio Isaac, 1.119, no Ingá Alto), de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Além de Betim, a unidade atende os municípios de Bonfim, Brumadinho, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Florestal, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Sarzedo, São Joaquim de Bicas e Rio Manso.