Ao perceber qualquer sinais de risco de deslizamento, o morador deve sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199
Foto: Nelson Batista
Ao perceber qualquer sinais de risco de deslizamento, o morador deve sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199
Foto: Nelson Batista
As últimas 24 horas foram marcadas por acumulados contínuos de chuva em Betim, especialmente nas regionais Imbiruçu e Alterosas. De acordo com registros da Defesa Civil municipal, cerca de 40 milímetros precipitaram nesse período, somente nessas duas regiões. Segundo o órgão municipal, o volume acende o sinal de alerta para riscos relacionados à movimentação do solo e possíveis deslizamentos.
A Defesa Civil informou que, diante do solo encharcado, os moradores devem redobrar a atenção a sinais que podem indicar instabilidade em encostas, barrancos e áreas inclinadas.
O órgão municipal reforçou que alguns indícios são fundamentais para identificar risco iminente, como rachaduras recentes em muros e paredes, inclinação de árvores ou postes, água surgindo na base de encostas, estalos ou movimentos no terreno e escoamento de água barrenta.
Ao perceber qualquer sinais de risco de deslizamento, o morador deve sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Para aumentar a prevenção, moradores também podem receber avisos antecipados sobre chuvas fortes e outras condições meteorológicas. Basta enviar um SMS para 40199 com o número do CEP da residência e cadastrar-se gratuitamente no serviço de alertas.
Betim deve ter um dia com trovões e raios nesta segunda-feira (17/11). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade terá temperaturas variando entre 20°C e 28°C, com alta probabilidade de trovões e raios ao longo do dia.