
Nesta quinta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, no auditório da Câmara Municipal, 20 personalidades da cidade receberam o Prêmio Camélia. A 15ª edição da solenidade é realizada pelo município, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e a Câmara Municipal.
O evento, que marca o Dia Nacional da Consciência Negra, foi criado para homenagear pessoas físicas e jurídicas que se destacaram na defesa e na consolidação de políticas públicas voltadas à igualdade racial.
Além do certificado, as pessoas receberam uma muda da flor Camélia - planta símbolo do movimento negro brasileiro desde o período da abolição da escravidão, cultivada historicamente no Quilombo do Leblon, no Rio de Janeiro. A escolha dos homenageados foi feita com base em indicações de representantes do poder público e da sociedade civil, que foram analisadas pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
“O Prêmio Camélia é um símbolo de resistência, orgulho e afirmação da nossa história. Em Betim, seguimos firmes no compromisso de reconhecer e fortalecer as vozes que lutam diariamente por igualdade, dignidade e justiça racial. Celebrar o Prêmio Camélia é reafirmar que a cidade caminha, unida, para um futuro mais diverso, consciente e verdadeiramente inclusivo”, disse a superintendente de Igualdade Racial, Iracema Assis.
Confira abaixo, os homenageados do 15º Prêmio Camélia:
1. Mirian Lacerda Santos Maciel
2. Evaldo Vicente Verônica
3. Leda Diniz Trindade
4. Paulo Sérgio dos Reis
5. Maria Paula dos Santos
6. Charles de Andrade Fróis
7. Luan Tadeu de Castro Oliveira
8. Thiago Henrique de Jesus
9. Heron Domingues Guimarães
10. IFMG – Campus Betim
11. Bernardo Xavier
12. Sofia Germano Giancoti
13. Maria Clara Dietrich da Rocha
14. Wilma Pereira Brito
15. Verivaldo Rodrigues Lopes
16. Vinícius Augusto Martins
17. Edimar Caetano de Souza
18. Vitória Ellen Santos de Souza
19. Dilian Oliveira Passos
20. Dalmo da Conceição de Assis