ALTA DEMANDA

Aberta a temporada de contratações temporárias em Betim

Multinacionais com operações no município já estão recrutando reforços

Por Iêva Tatiana


Publicado em 22 de novembro de 2025 | 09:00
 
 
Amazon Brasil abriu cerca de 13 mil vagas temporárias em todo o país para este fim de ano

A reta final do ano marca a chegada de duas temporadas intimamente relacionadas: a de compras e a de contratações temporárias. Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito apontam que os setores de comércio e de serviços devem gerar cerca de 118 mil vagas em todo o Brasil para atender a demanda crescente dos consumidores, sobretudo nos períodos de Black Friday (28 de novembro) e Natal. 

Em Betim, três grandes centros logísticos que se instalaram no município durante a gestão do ex-prefeito Vittorio Medioli já começaram a recrutar reforços. Segundo o responsável pela comunicação corporativa da Amazon Brasil, Thomas Kampel, a exemplo de anos anteriores, a empresa está “adicionando centenas de temporários ao centro de distribuição de Betim” e também aos de outras localidades do estado. “Estamos oferecendo vagas em diversas áreas operacionais, como controle de estoque, conferência de encomendas, separação de mercadorias, emissão de notas fiscais e manutenção de equipamentos. Não exigimos experiência prévia para essas funções”, afirma Kampel. As candidaturas são registradas no site da empresa.

Já no Mercado Livre, as oportunidades estão concentradas na área de logística. De acordo com a companhia, 20 mil pessoas serão contratadas no país, sendo 25% delas para posições temporárias, inclusive no município. Para se candidatar, os interessados devem acessar a página de vagas.

Também presente em território betinense, a Shopee anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas temporárias e permanentes em operações logísticas, sendo 964 delas em Minas Gerais. Para pleitear uma oportunidade, o candidato deve se inscrever online.

Especialista dá dicas pra quem quer ser efetivado

Entrar no mercado de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil, e as vagas temporárias podem ser uma importante via de acesso, segundo a psicóloga clínica e especialista em Recursos Humanos Lindesay Amanda. “Essas ofertas geralmente não exigem nível de escolaridade alto nem experiência na função. São uma oportunidade de se conseguir o primeiro emprego ou uma renda no fim do ano”, afirma.

De acordo com Lindesay, embora não haja garantias de contratação, os temporários podem (e devem) deixar uma boa marca para serem lembrados após o fim do contrato. “Pessoas comprometidas, engajadas e que desempenham um bom trabalho, trazendo resultados, se destacam”, ressalta a analista.