PREVISÃO DO TEMPO

Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas e risco de falta de energia em Betim

Aviso de perigo potencial vale até a madrugada de quinta-feira (11) e prevê chuva forte, ventos de até 60 km/h e possibilidade de alagamentos

Por Marcio Antunes

Publicado em 10 de dezembro de 2025 | 16:37

 
 
Aviso, classificado como de perigo potencial, é válido entre as 3h desta quarta-feira (10) e as 3h de quinta-feira (11) Aviso, classificado como de perigo potencial, é válido entre as 3h desta quarta-feira (10) e as 3h de quinta-feira (11) Foto: Divulgação

Betim está sob alerta amarelo de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com risco de ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso, classificado como de perigo potencial, é válido entre as 3h desta quarta-feira (10) e as 3h de quinta-feira (11), e abrange também municípios da região do Médio Paraopeba, como Ribeirão das Neves.

De acordo com o Inmet, o volume de chuva pode chegar a até 30 milímetros por hora, acompanhado de ventos com rajadas de até 60 km/h. O instituto divide os alertas meteorológicos em três níveis: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). Apesar de o alerta atual ser o mais brando da escala, o órgão reforça a necessidade de atenção, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos e quedas de árvores.

Segundo o portal Climatempo, a previsão do tempo para esta quinta-feira em Betim indica sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira ao longo do dia. A noite, o céu permanece com muitas nuvens, mas sem previsão de chuva. As temperaturas devem variar entre mínima de 19 °C e máxima de 29 °C.

A Defesa Civil orienta que a população evite se refugiar sob árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas publicitárias e, se possível, desligue aparelhos eletrônicos em caso de instabilidade na rede elétrica. Em situações de emergência, o atendimento pode ser acionado pelo telefone 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros). Já problemas relacionados ao fornecimento de energia devem ser comunicados à Cemig, pelo telefone 116.