
Betim está sob alerta amarelo de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com risco de ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso, classificado como de perigo potencial, é válido entre as 3h desta quarta-feira (10) e as 3h de quinta-feira (11), e abrange também municípios da região do Médio Paraopeba, como Ribeirão das Neves.
De acordo com o Inmet, o volume de chuva pode chegar a até 30 milímetros por hora, acompanhado de ventos com rajadas de até 60 km/h. O instituto divide os alertas meteorológicos em três níveis: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). Apesar de o alerta atual ser o mais brando da escala, o órgão reforça a necessidade de atenção, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos e quedas de árvores.
Segundo o portal Climatempo, a previsão do tempo para esta quinta-feira em Betim indica sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira ao longo do dia. A noite, o céu permanece com muitas nuvens, mas sem previsão de chuva. As temperaturas devem variar entre mínima de 19 °C e máxima de 29 °C.
A Defesa Civil orienta que a população evite se refugiar sob árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas publicitárias e, se possível, desligue aparelhos eletrônicos em caso de instabilidade na rede elétrica. Em situações de emergência, o atendimento pode ser acionado pelo telefone 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros). Já problemas relacionados ao fornecimento de energia devem ser comunicados à Cemig, pelo telefone 116.