Betim é uma das 33 cidades cortadas pela Fernão Dias
Foto: Carolina Miranda
Betim é uma das 33 cidades cortadas pela Fernão Dias
Foto: Carolina Miranda
A empresa Motiva Infraestrutura de Mobilidade venceu o leilão da rodovia Fernão Dias, trecho da BR–381 que conecta Belo Horizonte a São Paulo e corta Betim. A concessionária ofereceu o maior desconto tarifário entre as três concorrentes que participaram do certame promovido pelo Ministério dos Transportes nessa quinta (11/12), na B3, em São Paulo, e terá que investir cerca de R$ 14,8 bilhões na rodovia nos próximos dez anos.
O contrato de concessão terá validade até 2040. O deságio oferecido pela Motiva foi de 17,05%, bem acima dos 11,25% ofertados pelo Consórcio Infraestrutura MG, do grupo EPR. A Arteris, que é a atual administradora da Fernão Dias e também participou do leilão simplificado, não ofereceu desconto.
Ao arrematar a Fernão Dias, a Motiva se compromete a realizar obras de modernização, duplicação e ampliação do trecho de 569 km, que corta 33 municípios e recebe fluxo diário de 250 mil veículos. Entre as intervenções a serem executadas pela nova concessionária estão a implantação de faixas adicionais, vias marginais, correções de traçado, passarelas de pedestres, interseções otimizadas, passagens de fauna e dois Pontos de Parada e Descanso (PPDs).
Ainda não foi divulgado qual será o novo valor cobrado de motoristas que cruzarem as oito praças de pedágio da Fernão Dias após a relicitação do trecho. Atualmente, a tarifa custa R$ 3. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), “os valores seguirão a tabela definida no edital, considerando o desconto oferecido pelo consórcio vencedor, além de ajustes futuros relacionados à inflação”. Ainda de acordo com o órgão, a autorização para início da cobrança da nova tarifa só será emitida após realização de vistoria e confirmação do cumprimento das metas previstas no Programa de Exploração da Rodovia.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, já adiantou, porém, que o custo para trafegar na 381 vai aumentar. “Vai ter um incremento tarifário sim. A rodovia Fernão Dias tem um dos pedágios mais baratos entre todas de Minas e São Paulo. E isso não é condizente com a importância da rodovia”, afirmou o ministro. “Como essa rodovia foi licitada lá atrás, o pedágio dela ficou muito pequeno para a necessidade de investimento”, completou o titular da pasta.