
As vendas no período natalino em Minas em 2025 devem crescer 6,7% em relação ao ano passado. O dado é de uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-MG) em parceria com a CDL Betim. Segundo o levantamento, a preferência na procura dos clientes continua sendo por produtos de vestuário (27,9%), seguida pelos setores de perfumes e cosméticos (21,2%), calçados (20%) e brinquedos (9,7%). O tíquete-médio de compras deve ser de R$ 232, diz a pesquisa. A expectativa de aumento das vendas também é percebida em Betim. A reportagem foi às ruas conversar com lojistas e também saber dos consumidores como pretendem usar o 13º salário.
No comércio do Centro de Betim, boa parte dos comerciantes já observa melhora nas vendas. É o caso do gerente de uma loja de eletrônicos, Leandro Silva. "Tivemos um crescimento bem mais alto nesse curto prazo que antecede o Natal", comenta. "Já sentimos um aumento e temos tido muito movimento. O comércio neste ano está com tudo, acima do esperado não só para dezembro, mas também indicando que 2026 deve continuar assim", complementa a proprietária de uma loja de roupas infantis, Francyely Stefany.
Outros lojistas conseguem enxergar um crescimento médio até superior ao da estimativa da pesquisa. A proprietária de uma loja de utilidades do lar, Evilene Amaral, conta que, no estabelecimento dela, já houve um aumento de 15% em relação ao mesmo período de dezembro do ano passado. "Estamos sendo surpreendidos pelo movimento. Temos uma variedade muito grande de produtos, e o que mais tem saído é cama, mesa e banho, além das chaleiras elétricas", afirma. O mesmo foi observado pelo sócio-proprietário de uma loja de vestuário, acessórios e enxovais, Jandir Rosa. "Creio que o aumento vai passar de 10%. Continuo com expectativas positivas. Muita gente tem procurado para comprar presentes", afirmou.
De dez comerciantes, poucos pontuaram que as vendas estão aquém do esperado, como é o caso da dona de uma loja de colchões, Ingrid Haydee Domingues. "Notamos uma decadência no movimento de porta e uma realidade de vendas baixa em comparação com os meses anteriores", lamenta.
A pesquisa realizada pela FCDL também apontou que a maioria dos consumidores ainda prefere comprar nas lojas físicas. Segundo o levantamento, 38,3% optam por ir até as lojas físicas. Outros 36,7% se dividem entre as lojas físicas e as digitais, enquanto 25% fazem suas compras apenas pela internet.
Pensando em atrair ambos os públicos, há comerciantes que estão investindo também no e-commerce. É o caso da proprietária de uma loja de roupas femininas, Bruna Alessandra. "Somos muito ativos nas redes sociais e usamos esse engajamento para atrair vendas tanto na loja física, quanto on-line. Também estamos oferecendo condições especiais e percebemos que o público está bem animado. Temos clientes em Betim e região, e vendemos também para todo o Brasil", destaca.
O presidente da CDL Betim, José Barboza, se diz “otimista em relação às vendas na cidade, apesar do difícil cenário econômico”. “A CDL Betim tem incentivado os consumidores a comprarem aqui e também orientado os lojistas a aproveitarem o momento para atrair e fidelizar clientes, o que vai manter as vendas em alta durante o ano de 2026”, pontua.
O funcionamento dos estabelecimentos comerciais no período do Natal e do Ano-Novo é regido pela Lei Municipal nº 3.105, de 26 de outubro de 1998. A norma estabelece que o comércio pode funcionar "na forma que melhor atender à população" de segunda a sábado. Para abrir aos domingos, os lojistas precisam fazer um acordo com o Sindicato dos Comerciários de Betim e região.
Já os shoppings podem operar todos os dias. As lojas do Partage abrirão em horário estendido, até as 23h no dias 22 e 23. Neste domingo (21), o funcionamento será até as 20h. Na véspera de Natal, as lojas fecharão às 18h e, no dia 31, às 16h. No Monte Carmo Shopping, apenas as Lojas Americanas funcionarão até 23h nos dias que antecedem o Natal. As demais operarão no horário normal, até 22h. Nos dias 24 e 31, fecharão às 18h.
Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, todos os estabelecimentos estarão totalmente fechados.