SAÚDE

Clínica-Escola da PUC Minas amplia parceria com o SUS e passa a atender novas especialidades

Além de dermatologia e otorrinolaringologia, a comunidade contará com atendimentos em neurologia, pneumologia e endocrinologia

Por O TEMPO

Publicado em 11 de fevereiro de 2025 | 20:32

 
 
Atendimentos são realizados no campus da cidade, localizado no bairro Angola Atendimentos são realizados no campus da cidade, localizado no bairro Angola Foto: PUC Minas Betim/Divulgação

A Clínica-Escola a PUC Minas em Betim retomou os atendimentos nesta semana com uma novidade: o espaço ampliou a parceria com o Sistema único de Saúde (SUS) municipal, e passou a atender novas especialidades. Além de dermatologia e otorrinolaringologia, a comunidade contará com atendimentos em neurologia, pneumologia e endocrinologia.

As consultas ocorrem no campus, no bairro Angola, e são realizadas por alunos do 6º e 7º períodos do curso de Medicina, sob a supervisão de professores especializados em diversas áreas.

Os atendimentos são exclusivos para os pacientes encaminhados pela Diretoria de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo agendamento das consultas para o Centro de Referência Divino Braga ou para a PUC Minas Betim.

Saiba mais

O projeto Clínica-Escola ocorre em parceria com o SUS de Betim desde o segundo semestre de 2024.

O professor e coordenador das Disciplinas de Semiologia de Especialidades Médicas do curso de Medicina do Campus Betim, Rafael Eduardo Salazar Cruces, ressalta que o projeto tem ainda a proposta de integrar cursos da saúde, tendo pacientes atendidos em conjunto pelos alunos e professores dos cursos de Medicina e Fisioterapia na Clínica-Escola. Na opinião dele, essa integração contribui para suprir as necessidades em saúde crescentes da população, criando um espaço de aprendizado real para os alunos. 

“Essa experiência é fundamental para a formação de profissionais competentes e humanos, que trabalhem de forma multidisciplinar, para futuramente cuidar da saúde de forma integral, da população brasileira”, afirma.

Como ser atendido

O paciente precisa buscar atendimento inicial da Unidade Básica de Saúde de referência, e solicitar o encaminhamento para o especialista. A partir daí, a solicitação fica com a Diretoria de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que irá agendar a consulta e entrar em contato com o usuário para informar a data.