VEJA O VÍDEO!

Cobras são flagradas em possível dança do acasalamento em Betim

Segundo biólogo, embora os movimentos possam ser parte do ritual de acasalamento, também podem ser trata de uma disputa territorial entre machos

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 24 de fevereiro de 2025 | 15:49

 
 
Flagrante ocorreu na noite do último dia 15 de fevereiro, no bairro Pimentas, região do Vianópolis, em Betim 
Flagrante ocorreu na noite do último dia 15 de fevereiro, no bairro Pimentas, região do Vianópolis, em Betim Foto: Isabella Pedra/Web Repórter

Recentemente, diversos registros de cobras em comportamentos que aparentam ser uma dança do acasalamento têm chamado a atenção. Em Betim, uma moradora capturou imagens de duas cascavéis realizando movimentos sincronizados em uma estrada de terra no bairro Pimentas, na região de Vianópolis. O flagrante ocorreu na noite do último dia 15 de fevereiro. 

"Estávamos a caminho da roça, no bairro de Pimentas, quando nos deparamos com essa cena inusitada. Não ficou claro se estavam brincando ou acasalando. Paramos o veículo para ver de perto e filmamos. Elas estavam bem tranquilas. Depois, desviamos delas e seguimos nosso caminho", contou a advogada Isabella Pedra, moradora do Filadélfia. 

De acordo com o  biólogo Sérgio Chumbinho, embora esses movimentos possam ser parte do ritual de acasalamento, também podem se tratar  de uma disputa territorial entre machos. “No vídeo não dá para ter certeza, mas acredito que tenha relação com a dança do acasalamento ou pode ser um ritual que se assemelha a uma dança, chamada dança-combate. Nela, os machos ficam emparelhados e tentam abaixar a cabeça do seu oponente por meio de movimentos do corpo, enquanto tentam manter a sua própria cabeça mais erguida”, explicou o especialista.