Vinte e dois novos médicos se formaram, em fevereiro, no Programa de Residência Médica do Hospital Público Regional de Betim (HPRB) e, agora, estarão aptos a atuar em diversas áreas da saúde. A cerimônia de formatura será realizada na próxima quarta-feira (26 de fevereiro), às 19h30, no auditório do Clube do Sesi Betim.
Na ocasião, estarão se formando quatro médicos em anestesiologia, cinco em cirurgia geral, dois em cirurgia vascular, seis em ginecologia e obstetrícia, um em homeopatia e quatro em psiquiatria.
Coordenadora da Residência Médica do Hospital Regional, Mônica Beier, explica que a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, caracterizada por cursos de especialização que combinam treinamento prático em serviço com acompanhamento de profissionais especialistas experientes.
“A residência médica desempenha um papel fundamental na formação e no desenvolvimento dos médicos, pois oferece uma oportunidade única de treinamento prático e especializado. Além disso, é a mais robusta estratégia para formar e fixar o profissional especialista no município, que se torna referência de boas experiências e qualificação”, destaca Mônica.
Além das seis especialidades já oferecidas, o Programa de Residência Médica do Regional ampliará sua atuação a partir de 2025, com a inclusão de dois novos programas: endoscopia ginecológica e clínica médica. Outra novidade para a próxima turma é a ampliação do número de vagas na residência médica de ginecologia e obstetrícia, que passará de seis para oito.
A nova turma - composta por 30 residentes selecionados por meio de Processo Seletivo realizado em novembro pela Associação de Apoio às Residências Médicas de Minas Gerais (Aremg) - iniciará suas atividades em março. O edital e demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da associação.