CRIME AMBIENTAL

Funcionário de terceirizada da Copasa é flagrado fazendo descarte irregular de entulhos

Cena foi registrada na avenida Padre Osório Braga, no Jardim Casa Branca, nesta sexta (28)

Por Iêva Tatiana

Publicado em 28 de fevereiro de 2025 | 18:41

 
 
Homem não se importou em ser flagrado e continuou despejando lixo no local Homem não se importou em ser flagrado e continuou despejando lixo no local Foto: Reprodução/Vídeo de Leandro Gustavo de Paula

Um funcionário de uma empresa que presta serviços para a Copasa foi flagrado fazendo o descarte irregular de entulhos na avenida Padre Osório Braga, no Jardim Casa Branca. De cima de um caminhão, o homem joga sacos às margens da via. Mesmo depois de notar que estava sendo filmado, ele continua a despejar o material.

As imagens foram recebidas pela coordenadora do Instituto Social Mais Vivo, no Jardim Petrópolis, Daiane Cristina. Segundo ela, o episódio desta sexta-feira (28 de fevereiro) não é isolado, vem se repetindo com frequência na região. “Inclusive, esse é um caminho importante para as escolas e creches do Cidade Verde. A quantidade de descarte no local está insustentável”, frisa Daiane.

A coordenadora lembra que a prática é criminosa, conforme estabelecido pela Lei Federal n° 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), com penalidade prevista no artigo 54.

“É preciso que cada pessoa entenda a própria responsabilidade no descarte de seus resíduos. Mais do que manter o funcionamento adequado do sistema, é fazer com que esse tipo de descarte seja feito da forma correta. Essa é uma questão de saúde pública, que impacta a qualidade de vida das pessoas e a preservação do meio ambiente”, reforça Daiane.

O fato de o ato ter sido praticado por um funcionário de uma terceirizada de uma estatal chamou ainda mais atenção, causando indignação. “Eles precisam - se já não têm - de um treinamento sobre tal questão e a imensidão dos prejuízos ao realizarem essa ação”, sugere.

Em nota, a Copasa informou que "está ciente do ocorrido e, reafirmando seu compromisso com as normas ambientais e de limpeza urbana, adotará as medidas cabíveis para apurar a situação. A empresa contratada será notificada para prestar os esclarecimentos necessários e corrigir eventuais irregularidades", afirmou a companhia.