Um funcionário de uma empresa que presta serviços para a Copasa foi flagrado fazendo o descarte irregular de entulhos na avenida Padre Osório Braga, no Jardim Casa Branca. De cima de um caminhão, o homem joga sacos às margens da via. Mesmo depois de notar que estava sendo filmado, ele continua a despejar o material.
As imagens foram recebidas pela coordenadora do Instituto Social Mais Vivo, no Jardim Petrópolis, Daiane Cristina. Segundo ela, o episódio desta sexta-feira (28 de fevereiro) não é isolado, vem se repetindo com frequência na região. “Inclusive, esse é um caminho importante para as escolas e creches do Cidade Verde. A quantidade de descarte no local está insustentável”, frisa Daiane.
A coordenadora lembra que a prática é criminosa, conforme estabelecido pela Lei Federal n° 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), com penalidade prevista no artigo 54.
“É preciso que cada pessoa entenda a própria responsabilidade no descarte de seus resíduos. Mais do que manter o funcionamento adequado do sistema, é fazer com que esse tipo de descarte seja feito da forma correta. Essa é uma questão de saúde pública, que impacta a qualidade de vida das pessoas e a preservação do meio ambiente”, reforça Daiane.
O fato de o ato ter sido praticado por um funcionário de uma terceirizada de uma estatal chamou ainda mais atenção, causando indignação. “Eles precisam - se já não têm - de um treinamento sobre tal questão e a imensidão dos prejuízos ao realizarem essa ação”, sugere.
Em nota, a Copasa informou que "está ciente do ocorrido e, reafirmando seu compromisso com as normas ambientais e de limpeza urbana, adotará as medidas cabíveis para apurar a situação. A empresa contratada será notificada para prestar os esclarecimentos necessários e corrigir eventuais irregularidades", afirmou a companhia.