MERCADO AUTOMOTIVO

CEO da Fiat revela qual carro substituirá o Argo; previsão é que ele seja produzido no polo de Betim

Modelo provavelmente será o Grande Panda, que ainda não chegou ao Brasi; saiba mais

Por Igor Veiga

Publicado em 13 de março de 2025 | 19:14

 
 
Modelo foi lançado em 2017 Modelo foi lançado em 2017 Foto: Stellantis/Divulgação

O Fiat Grande Panda, lançado na Europa em 2025, está confirmado para o mercado brasileiro. Em entrevista ao site Automotive News Europe, Olivier François, CEO global da marca, disse que o modelo será o sucessor do Argo no Brasil.

Segundo o chefão da Fiat, o Grande Panda marcará o início de uma nova estratégia da montadora: carros globais com plataforma única, capaz de suportar motores flex, híbridos e elétricos.

Design menos "lúdico" para o Brasil

Enquanto o modelo europeu resgata traços icônicos do Panda dos anos 80 – como faróis retangulares em LED e grade frontal assimétrica –, a versão brasileira terá ajustes. Para-lamas destacados, rodas de 17" e menos elementos coloridos no interior são esperados para reduzir custos.

O nome ainda é um mistério

A Fiat certamente irá trocar o nome do Grande Panda aqui no Brasil. Além do codinome Projeto F1H, há especulações de que a marca possa ressuscitar o nome do icônico Uno, mas também pode ser que o modelo seja batizado com uma denominação inédita no país.

Motorização diferente da Europa

Diferente da Europa (que prioriza versões elétricas), a versão nacional do Fiat Grande Panda deve ser equipado nas versões mais caras, com o motor T200, 1.0 turboflex, de até 130 cv, com o sistema Bio-Hybrid e câmbio CVT.

Nas configurações mais baratas, o substituto do Argo deve oferecer opções com o motor Firefly 1.0 e 1.3 atualizados, com câmbio manual na variante de entrada.

A versão europeia do Grande Panda chama atenção com painel digital integrado à central multimídia e acabamentos em madeira. Por aqui, a tendência é priorizar tons sóbrios (preto e cinza) e materiais mais acessíveis para manter o preço competitivo.

Quando e onde o Grande Panda será feito?

A previsão é que o Fiat Grande Panda nacional seja fabricado no Polo Automotivo da Stellantis, em Betim, na região metropolitana de BH, a partir de 2026, provavelmente no segundo semestre.

A chegada do modelo ao nosso mercado não significa que o Argo sairá de linha no Brasil de imediato. O hatch e sua versão sedã (o Cronos) inclusive irão ganhar novidades tecnológicas e um facelift no visual, que deve ser lançado ainda neste ano.