FENÔMENO DA NATUREZA

Lua de Sangue se destaca no céu durante eclipse total nesta madrugada

Fotógrafo registra fenômeno astronômico raro que tingiu a Lua de tons avermelhados na madrugada desta sexta-feira (14)

Por Marcio Antunes

Publicado em 14 de março de 2025 | 17:23

 
 
Fenômeno pode ser visto em diversas partes do mundo, incluindo em Betim e região Fenômeno pode ser visto em diversas partes do mundo, incluindo em Betim e região Foto: Brandon Spotter / Divulgação

Na madrugada desta sexta-feira (14), um espetáculo astronômico pôde ser observado no céu em Betim e região. Durante um eclipse total, a Lua cheia adquiriu tons avermelhados ao atravessar a sombra da Terra, fenômeno conhecido como Lua de Sangue. O fotógrafo Brandon Santos Ginu registrou o evento diretamente de sua casa, no bairro Tropical, em Contagem.

"Esperei pela hora certa para conseguir fazer o registro. Usei minha câmera profissional e consegui capturar esta imagem", contou Brandon.

O eclipse atingiu sua totalidade às 3h58, no horário de Brasília, quando a Lua passou pela metade norte da sombra terrestre. Como resultado, no Hemisfério Norte, o lado sul da Lua ficou mais escuro, enquanto o lado norte assumiu tons rosados e alaranjados.

O fenômeno pôde ser visto em várias partes do mundo, incluindo toda a América do Norte, Central e do Sul. Ao longo da noite, a Lua gradualmente desapareceu à medida que a sombra da Terra a encobria, proporcionando um espetáculo único para observadores e entusiastas da astronomia.