A equipe Starbots FTC, do Sesi de Betim, foi classificada para a etapa internacional do Torneio Sesi de Robótica, o First Tech Challenge, que aconteceu entre a última quarta-feira (12) e esse sábado (15) em Brasília (DF). Os alunos do segundo ano do ensino médio ficaram no terceiro lugar geral, garantindo a vaga na próxima etapa da competição que acontecerá ainda neste semestre.
De acordo com a mentora da equipe, Ariadne Moraes, eles poderão escolher se irão participar da competição no Canadá, México ou Noruega.
Ela explica o trabalho apresentado pelos alunos. "Eles desenvolveram um robô para ser aplicado como instrumento didático em escolas publicas. Também se destacaram pela atuação no Trem (Torneio de Robótica Educacional de Minas gerais), criado com o intuito de fazer os alunos da escola a terem mais contato com a robótica", explica.
O torneio reuniu 270 equipes de 25 estados brasileiros.
Uma carreata está programada para acontecer a partir das 15h deste domingo (16) para receber os estudantes, que chegarão de Brasília, e também comemorar o resultado. Eles sairão do Senai e percorrerão as principais vias da região central.
Além do Sesi, a cidade contou com mais duas equipes representantes no torneio nacional: a DNA Bots, da Escola Municipal Margarida Soares Guimarães; e Gigalego, da Escola Municipal Antônio D’Assis Martins (Gigante). Ambas não se classificaram, mas tiveram boas performances na competição. Os alunos foram os únicos representantes de escolas da rede pública no festival.