A implantação de um projeto piloto que vai estabelecer um novo padrão de sinalização horizontal e vertical nas principais avenidas da cidade, batizado como Corredor Azul, foi iniciado pela Prefeitura de Betim nesta segunda-feira (17 de março).
Segundo o Executivo, a iniciativa é pioneira no município e inspirada em grandes corredores de metrópoles, como os de São Paulo. O projeto, que delimita faixas exclusivas para motociclistas, terá marcações na pista e nas placas.
A avenida Edmeia Matos Lazzarotti, do entroncamento com a avenida Amazonas, na altura da empresa Metal Sider, até a Praça do Encontro, é o primeiro trecho que está sendo contemplado.
Conforme a prefeitura, a inovação para o trânsito de Betim busca garantir mais segurança tanto para motociclistas quanto para os demais condutores, além de otimizar a mobilidade urbana. O trecho inicial contará com 3 km de extensão e passará por três cruzamentos com semáforos.
Além da faixa exclusiva para motos, serão criados bolsões - espaços reservados à frente dos veículos nos semáforos para que motociclistas aguardem a abertura do sinal de forma mais segura.
“Temos uma grande expectativa de que esse novo modelo de sinalização e a criação das faixas exclusivas para motos se tornem referência para toda a cidade. Este projeto piloto, já em utilização em São Paulo, é o primeiro passo para uma reestruturação mais ampla da mobilidade urbana em Betim, com foco na segurança viária e na valorização de todos os modais de transporte”, destacou o prefeito de Betim, Heron Guimarães.
O prefeito adiantou ainda que o objetivo é, após avaliação dos resultados no primeiro trecho contemplado, poder replicar o modelo para outras vias estratégicas do município, consolidando esse novo padrão de sinalização viária na cidade.