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Betim inicia projeto de sinalização viária com pistas só pra motos

Primeiro trecho com a iniciativa é de 3 km de extensão e vai da avenida Edmeia Matos Lazzarotti até a Praça do Encontro

Por O TEMPO

Publicado em 17 de março de 2025 | 17:24

 
 
Projeto, que delimita faixas exclusivas para motociclistas, terá marcações na pista e nas placas Projeto, que delimita faixas exclusivas para motociclistas, terá marcações na pista e nas placas Foto: CET/Divulgação

A implantação de um projeto piloto que vai estabelecer um novo padrão de sinalização horizontal e vertical nas principais avenidas da cidade, batizado como Corredor Azul, foi iniciado pela Prefeitura de Betim nesta segunda-feira (17 de março).

Segundo o Executivo, a iniciativa é pioneira no município e inspirada em grandes corredores de metrópoles, como os de São Paulo. O projeto, que delimita faixas exclusivas para motociclistas, terá marcações na pista e nas placas.

A avenida Edmeia Matos Lazzarotti, do entroncamento com a avenida Amazonas, na altura da empresa Metal Sider, até a Praça do Encontro, é o primeiro trecho que está sendo contemplado.

Conforme a prefeitura, a inovação para o trânsito de Betim busca garantir mais segurança tanto para motociclistas quanto para os demais condutores, além de otimizar a mobilidade urbana. O trecho inicial contará com 3 km de extensão e passará por três cruzamentos com semáforos. 

Além da faixa exclusiva para motos, serão criados bolsões - espaços reservados à frente dos veículos nos semáforos para que motociclistas aguardem a abertura do sinal de forma mais segura.

“Temos uma grande expectativa de que esse novo modelo de sinalização e a criação das faixas exclusivas para motos se tornem referência para toda a cidade. Este projeto piloto, já em utilização em São Paulo, é o primeiro passo para uma reestruturação mais ampla da mobilidade urbana em Betim, com foco na segurança viária e na valorização de todos os modais de transporte”, destacou o prefeito de Betim, Heron Guimarães.

O prefeito adiantou ainda que o objetivo é, após avaliação dos resultados no primeiro trecho contemplado, poder replicar o modelo para outras vias estratégicas do município, consolidando esse novo padrão de sinalização viária na cidade.