DESPEDIDA

Morre José Maria da Silveira, primeiro alfaiate de Betim, aos 93 anos

Viúvo, ele estava internado há nove dias no Hospital Unimed Betim e faleceu devido a complicações em seu estado de saúde

Por Marcio Antunes

Publicado em 20 de março de 2025 | 23:03

 
 
Velório será nesta sexta, a partir das 12h, no Cemitério Parque Jardim da Cachoeira; enterro está marcado para as 16h no mesmo local Velório será nesta sexta, a partir das 12h, no Cemitério Parque Jardim da Cachoeira; enterro está marcado para as 16h no mesmo local Foto: Arquivo pessoal

José Maria da Silveira, primeiro alfaiate de Betim e figura conhecida na cidade, faleceu nesta quinta-feira (20), aos 93 anos, devido a complicações de uma infecção urinária. Ele estava internado havia nove dias no Hospital Unimed Betim. Viúvo, José Maria deixa oito filhos, 28 netos, 38 bisnetos e sete tataranetos. Ele era pai do repórter fotográfico Ronaldo Silveira, colaborador deste jornal por muitos anos.

Natural de Ponte Nova, José Maria chegou a Betim para trabalhar na tradicional Casa Ady. Com o tempo, consolidou seu nome na alfaiataria, abrindo seu próprio ateliê no Brasileia, onde morou por muitos anos e se tornou uma referência. De acordo com as memórias dos seus familiares, José Silveira vestiu prefeitos e vereadores no passado e até confeccionou roupas de alta costura para os betinenses.

Mesmo aposentado há décadas, José Maria era bastante conhecido no Brasileia, bairro onde construiu sua trajetória profissional. Nos últimos anos, já não morava mais no local, mas seguia próximo da família, vivendo com uma de suas filhas e netos. 

Para Ronaldo Silveira, o pai era um homem inspirador. “Ao longo de sua vida, deixou lembranças muito especiais nas pessoas com quem conviveu, principalmente na família e nos amigos. Um homem honrado, trabalhador e que viveu plenamente com alegria, sorriso no rosto e uma gratidão pela sua longevidade. Além de ser meu pai, era um grande amigo e tenho certeza de que, de onde ele estiver, vai estar cuidando de todos nós e intercedendo por nossa felicidade. Sou grato por ser seu filho”, contou Silveira. 

Segundo familiares, o velório será nesta sexta-feira (21), no Cemitério Parque Jardim da Cachoeira, no Cachoeira, a partir das 12h, e o enterro está previsto para acontecer às 16h no mesmo local.