ARBOVIROSES

Mutirão contra a dengue será realizado no Teresópolis nesta sexta (21)

Equipes iniciarão os trabalhos às 8h, com ponto de encontro no Complexo Esportivo Riccardo Medioli

Por O TEMPO

Publicado em 20 de março de 2025 | 09:00

 
 
Cinquenta agentes de combate a endemias e três biólogos farão inspeções nos imóveis para eliminar possíveis criadouros do mosquito Cinquenta agentes de combate a endemias e três biólogos farão inspeções nos imóveis para eliminar possíveis criadouros do mosquito Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

A Prefeitura de Betim segue intensificando as ações de combate à dengue. Nesta sexta-feira (21), será realizado mais um mutirão para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Desta vez, as atividades ocorrerão no bairro Jardim Teresópolis, em áreas identificadas como de maior risco no último Levantamento de Índices Rápidos do Aedes aegypti (LIRAa), conduzido entre 13 e 24 de janeiro. As equipes iniciarão os trabalhos às 8h, com ponto de encontro no Complexo Esportivo Riccardo Medioli.

Para a ação, foram mobilizados 50 agentes de combate a endemias e três biólogos, que farão inspeções nos imóveis para eliminar possíveis criadouros do mosquito e orientar os moradores sobre medidas preventivas. A equipe de limpeza urbana da Gerência Regional Teresópolis ficará responsável pela remoção dos materiais descartados, contando com o suporte de quatro caminhões, uma retroescavadeira e três caminhonetes para acessar locais de difícil alcance.

“É essencial que a população contribua com as ações da prefeitura, já que, conforme o LIRAa segue apontando, mais de 90% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Os moradores podem descartar adequadamente os resíduos e evitar o acúmulo de água parada em recipientes e em áreas do imóvel. Se cada um colaborar, evitaremos as contaminações, o que é bom para todos”, pontua a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana.