A prefeitura está implementando a Central de Agendamento de Cirurgias e Exames (Cace) no Hospital Público Regional de Betim (HRPB) para agilizar a assistência aos pacientes e reduzir a fila de espera. A inauguração oficial do serviço ocorrerá nesta terça-feira (25), às 14h, mas os procedimentos cirúrgicos já tiveram início no último fim de semana, quando 20 atendimentos foram realizados na unidade de saúde.
Profissionais de ginecologia e ortopedia estão atuando em escalas de trabalho estendidas. A previsão é que eles se mantenham nesses horários ao longo dos próximos 90 dias, sempre aos fins de semana ou quando houver disponibilidade dos blocos cirúrgicos em outros dias, sem comprometer a urgência e a emergência.
A iniciativa faz parte do novo processo de gestão da Cace, que utilizará um sistema informatizado, com acesso à internet, para organizar dia e horário dos procedimentos, conforme as prioridades médicas de cada caso. Para isso, a Cace passará a ter uma sala própria, em articulação com o Núcleo Interno de Regulação do HPRB. Além de dar celeridade aos atendimentos médicos, a medida visa otimizar os recursos hospitalares.
“Estamos implementando um modelo de gestão que prioriza a eficiência e o cuidado humanizado. Com a Cace, teremos controle preciso da fila de espera, garantindo que os pacientes sejam atendidos com mais agilidade e qualidade. Nosso objetivo é otimizar os recursos disponíveis e oferecer um serviço de saúde mais organizado e acessível”, destaca a diretora-geral do HRPB, Patrícia Evangelista.
O Hospital Regional é referência para mais de 1 milhão de habitantes da microrregião de saúde, composta por Betim e outros 12 municípios da região metropolitana: Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.