A Copasa passou a utilizar, desde a última segunda-feira (24 de março), uma nova tecnologia em Betim para nivelamento dos poços de visita (PVs) utilizados pelos técnicos da Companhia às redes de esgoto.
A iniciativa foi tomada em atendimento a uma solicitação da prefeitura, e será instalada, especialmente, nas vias que serão recapeadas e demais ruas da cidade. O objetivo é garantir a segurança viária e corrigir os desníveis que possam comprometer a mobilidade urbana.
O equipamento é um trator de pequeno porte, que permite assentar os tampões e aros dos PVs em menos de 30 minutos, utilizando um concreto de secagem rápida e alta resistência.
Dessa forma, as pistas podem ser liberadas em até uma hora, reduzindo os impactos no trânsito. Antes da adoção dessa tecnologia, o método convencional levava, em média, 24 horas para a conclusão dos reparos.
Os serviços são realizados preferencialmente no período noturno, entre 21h e 5h, para minimizar transtornos à população, com acompanhamento da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).
Desde o início da operação, 70 PVs já foram ajustados. Atualmente, mais de dois mil poços de visita já estão catalogados nas principais avenidas para receberem as adequações, e a previsão é de que o serviço seja expandido para os bairros nas próximas etapas.