Betim mais uma vez se transforma em ponto de encontro para fiéis de várias cidades que chegam em caravanas para participar do Rebanhão do Senhor, promovido pela Renovação Carismática Católica. Em sua 38ª edição, o evento, que ocorre até esta terça-feira (4), segue atraindo peregrinos, mesmo com a expansão de encontros semelhantes pelo Brasil.
De cidades como João Monlevade, Ibiaí, Raul Soares, Contagem, Mateus Leme, Ibirité e Belo Horizonte, centenas de devotos viajam para viver dias de oração, louvor e encontro com Deus. Regiane Miranda Souza Rocha, coordenadora de equipes do evento, destaca que a preparação para acolher essas caravanas é intensa e feita com muito carinho.
“Nós nos organizamos com um ano de antecedência para receber cada pessoa que vem de fora. Antes, recebíamos um número ainda maior, mas hoje há outros Rebanhões pelo país. Ainda assim, estamos de portas abertas para acolher quem deseja estar aqui”, afirma Regiane.
Um dos grupos que chegaram a Betim é a caravana de Ibiaí, composta por 54 pessoas, que foram hospedadas na Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, no bairro Angola, cedida para a organização. Ao todo, 490 voluntários ajudam a viabilizar o evento, incluindo aqueles que trabalham na recepção dos visitantes de caravanas.
Para muitos participantes, o esforço de viajar horas para Betim se justifica pelo significado espiritual do encontro. O professor João Geraldo Cordeiro, que participa do Rebanhão desde 1997, veio novamente acompanhado de amigos e familiares. “Enquanto o Carnaval lá fora oferece momentos de perdição, estamos aqui vivendo uma alegria verdadeira, com uma juventude santa que busca prazeres que vêm de Deus, e não da carne, da bebida ou das drogas”, reflete João Geraldo.
No segundo ano no evento, o comerciante Welton dos Reis também fez questão de participar e trouxe toda a família para o encontro. “É muito importante estarmos reunidos com nossos filhos, amigos e familiares, louvando ao Senhor. Em um período em que muitos buscam a felicidade em festas, bebidas e drogas, encontramos aqui a verdadeira alegria em Jesus”, afirma Welton.
O filho dele, Rafael, de apenas 13 anos, já sabe que quer repetir a experiência. “Esta é minha primeira vez e já falei para meus pais que ano que vem quero voltar! Foi uma experiência incrível, cheia de momentos de oração”, conta o garoto.
A estudante Maria Beatriz Muniz de Brito, de 13 anos, encarou mais de dez horas de viagem de Montes Claros até Ibiaí, onde se encontrou com outros fiéis antes de seguir para Betim. Para ela, o esforço vale a pena. “Eu prefiro mil vezes viajar para estar com o Senhor do que perder meu tempo com coisas mundanas que não me trazem nada. Estar aqui perto de Deus faz toda a diferença na minha vida”, afirma a jovem, que participa pela primeira vez do evento.