O 38º Rebanhão do Senhor reuniu cerca de 38 mil participantes durante os cinco dias de evento, realizado de sexta-feira (28), com a Missa de Envio, na Igreja São Francisco de Assis, a terça-feira (4). O restante da programação aconteceu, como já de costume, no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, no bairro Horto. Organizado pela Renovação Carismática Católica, em parceria com a prefeitura, o encontro se consolidou como um dos maiores eventos religiosos do Carnaval no país.
A programação incluiu missas, pregações, louvores e shows católicos, além de atividades voltadas para crianças no 21º Rebainho do Senhor. No lado externo do ginásio, o público participante pôde contar com uma estrutura de cerca de 40 barraqueiros, comercializando produtos alimentícios e artigos religiosos.
Um dos pontos-altos do evento, o encerramento foi conduzido pelo bispo dom Nivaldo dos Santos, que presidiu a missa final. Em entrevista à reportagem, ele disse estar com o coração exaltado de alegria em encerrar a programação. “Por este momento de tanta fé, vendo as pessoas movidas por este oxigênio de esperança, de louvor, estou muito agradecido a Deus pelos que rezam e que rezam uns pelos outros, como diz o Papa Francisco, rezam a favor”, disse.
Para a coordenadora-geral do Rebanhão, Ana Paula Nunes, além da grande presença de fiéis, esta edição foi marcada pelos testemunhos inspiradores dos pregadores. Ela destaca, por exemplo, os de José Ferreira, conhecido como Zezinho, e de Evandro Nunes. "As pessoas choravam emocionadas com o testemunho do Zezinho, que enfrentou desafios enormes na vida, como a prisão injusta e a violência doméstica na infância. Evandro Nunes também trouxe uma mensagem muito impactante", relembra. "É com muita alegria que encerramos esta edição, que, na verdade, é preparada seis meses antes de ser iniciada", encerra ela.
Outra marca desta edição foi o número de voluntários. Quase 500 pessoas ajudaram de alguma forma. É o caso da costureira Nilza Viana Araújo, que serviu contribuindo com a limpeza do evento. "É muito gratificante. Minha filha também serviu no Rebainho. O Rebanhão é a renovação da população. Carnaval para nósé o Rebanhão do Senhor", frisa. Segundo a prefeitura, diariamente foram retirados 800 kg de resíduos do ginásio.
A estudante Mariana Martins, de 11 anos, participou pela primeira vez e elogiou a experiência. "Estar aqui me fez me aproximar de Jesus e Maria. No ano que vem, todo mundo pode vir participar porque é muito gratificante", convida.
O prefeito de Betim, Heron Guimarães, reforçou o orgulho da cidade em sediar o evento e destacou os planos para a edição de número 40, daqui a dois anos: "Faço aqui o compromisso de fazer o maior, melhor e mais significativo evento religioso do país durante o Carnaval".