O número de dispositivos de amplificação sonora ganhou um incremento de 187% no SUS Betim após a reformulação da Política Estadual de Saúde Auditiva. O município, que contava com 460 aparelhos, agora dispõe de 1.321, um número que atende a demanda - atualmente, 660 pacientes aguardam na fila.
Para acessar o serviço, a pessoa com suspeita de perda auditiva deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e agendar uma consulta com o médico da equipe de Saúde da Família para que sejam solicitados exames específicos e haja o encaminhamento ao otorrinolaringologista.
Se o uso do aparelho for indicado, o paciente será incluído nos protocolos de fornecimento da Secretaria Municipal de Saúde, que já iniciou os atendimentos com base no novo quantitativo, “buscando garantir acesso mais amplo e eficiente ao serviço”, conforme foi informado pela prefeitura.
Acsa Verônica Ferreira, de apenas 4 anos, foi beneficiada com o dispositivo. “Ela consegue ouvir os chamados, percebemos a melhora no desenvolvimento e no aprendizado escolar. Na creche, a Acsa escuta, entende a professora e já está escrevendo o próprio nome no quadro”, relata a mãe da pequena, Marcilene Ferreira.
A administração municipal ressalta que a medida reforça o compromisso do SUS com a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva, além de representar um avanço na assistência pública voltada à preservação da audição.