Com o objetivo de agilizar diagnósticos, tratamentos e até procedimentos cirúrgicos, a Prefeitura de Betim anunciou que está ampliando, desde fevereiro, a oferta de exames especializados para os usuários da rede SUS do município. Segundo a administração municipal, a iniciativa vai alcançar mais de 4 mil pacientes que aguardam por procedimentos específicos, contribuindo para a diminuição expressiva das filas de espera na saúde pública.
Entre os exames ofertados estão a fibronasolaringoscopia (que analisa da cavidade nasal até a laringe), o teste vestibular (que avalia o sistema auditivo), a videolaringoscopia (que observa as cordas vocais, laringe e faringe), além da uretrocistografia e da cistoscopia, que investigam as condições da bexiga e da uretra.
O pacote também inclui exames de imagem como tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, angiotomografias e angiorressonâncias, que estão sendo viabilizados por meio da contratação de clínicas da rede privada.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o processo de marcação começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde o paciente é avaliado. Caso haja indicação para exames especializados, a equipe da unidade encaminha a solicitação para a Diretoria de Regulação. Após a confirmação do agendamento, a própria UBS informa ao paciente a data, o horário e todas as orientações necessárias.
Apesar do avanço no acesso aos exames, um obstáculo importante precisa ser superado: o alto índice de ausências em exames e consultas agendadas. No primeiro trimestre de 2025, 35% dos exames e 26,4% das consultas não foram realizados porque os pacientes não compareceram.
De acordo com a administração municipal, esse problema impacta diretamente o funcionamento da rede, provocando desperdício de recursos e dificultando o atendimento de outras pessoas na fila.
Para a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana, os novos exames representam um ganho para os usuários do SUS Betim. “Até fevereiro, não havia pactuação para a realização desses procedimentos na rede pública municipal de saúde”, contou.
Jaqueline explicou ainda sobre a necessidade da população se conscientizar sobre a importância do comparecimento aos agendamentos. “Caso o usuário não possa comparecer, é fundamental que entre em contato com a UBS de referência com pelo menos 48 horas de antecedência para informar. Assim, o horário pode ser disponibilizado a outro paciente, otimizando o atendimento e reduzindo o tempo de espera para todos. Além disso, ao avisar com antecedência, esse paciente volta para o primeiro lugar na fila. No entanto, se ele não avisa e falta, ele sai da fila. Com o apoio da população, será possível melhorar o acesso aos cuidados especializados e fortalecer ainda mais o SUS Betim”, ressaltou.