A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, estará em Betim, na tarde desta segunda-feira (14 de abril), para lançar oficialmente o programa Mais Ciência na Escola, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que visa fomentar o interesse pela ciência, tecnologia e inovação, desde a educação básica, com a implementação de laboratórios maker, ou seja, espaços compartilhados no qual os estudantes podem colocar em prática ideias e criações inovadoras, partindo do zero.
Em Minas Gerais, o programa vai implementar 90 laboratórios maker em escolas públicas, estaduais e municipais. Além da estrutura física, o Mais Ciência na Escola também prevê a capacitação de professores, garantindo que os educadores estejam aptos a conduzir as atividades com abordagem interdisciplinar. Estudantes e docentes participantes do programa também contarão com auxílio financeiro.
O lançamento do programa está marcado para acontecer às 13h30, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Betim, situado no bairro São Caetano. O evento é aberto ao público.
Lançado em 2024, o programa tem como meta disseminar o conhecimento científico e a educação digital na educação básica. As diretrizes e os objetivos do programa incluem o estímulo à educação científica e digital, a promoção da inclusão social, a valorização dos educadores, a equidade no acesso à educação e o incentivo ao desenvolvimento sustentável.
O programa investe R$ 100 milhões na implantação de mil laboratórios maker em todo o país. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).