MAIS CIÊNCIA NA ESCOLA

Programa do governo federal é lançado em Betim

Evento no campus do IFMG contou com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos

Por Iêva Tatiana

Publicado em 14 de abril de 2025 | 19:19

 
 
Solenidade foi realizada na tarde desta segunda-feira (14 de abril) Solenidade foi realizada na tarde desta segunda-feira (14 de abril) Foto: Nelson Batista

O campus Betim do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) foi palco do lançamento do novo programa do governo federal Mais Ciência na Escola. Uma solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (14 de abril) contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

“O Brasil é um país continental, e Minas Gerais é um continente dentro do continente, de tão grande que é. O Estado reúne culturas brasileiras, e a gente precisava dar a dimensão que essa iniciativa tem”, frisou a representante do Executivo nacional ao oficializar a expansão da iniciativa em território mineiro.

O prefeito do município, Heron Guimarães (União Brasil), também esteve presente no evento e destacou, além da chegada do programa ao município, outras ações de educação que a atual administração municipal adotou nos cem primeiros dias de governo, completados na última semana. “Este é um marco em termos de cultura maker, aquela que desenvolve tecnologia e inovação. Em Betim, estamos fazendo a nossa parte. Em parceria com a Stellantis, vamos inaugurar, no próximo mês, um núcleo dentro da Escola Municipal Aristides José da Silva, que vai atender tanto alunos de lá quanto da Escola Municipal Belizário Ferreira Caminhas. Esse é um projeto-piloto que pretendemos estender para outros núcleos da cidade”, frisou Guimarães

O prefeito ressaltou também a importância de o município fazer a sua parte e não se limitar às ações da União. “É uma iniciativa nobre, que tem que ser valorizada, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Educação, mas aqui, em Betim, a gente está ampliando. Firmamos uma parceria muito grande com a Universidade Federal de Viçosa que vai pelo mesmo caminho: o Qualifica Betim, um programa que atende alunos 18+ por meio de cursos técnicos em agropecuária, informática, administração, energias renováveis e segurança do trabalho. O que a gente pretende com esses dois núcleos - o IFMG trazendo esse programa do governo federal e os nossos programas municipais - é expandir para todas as regiões o sentido e o conceito de inovação e tecnologia”, ponderou o gestor. 

A secretária municipal da Educação de Betim também frisou a importância dessas ações para os estudantes da cidade. “Hoje é um dia muito especial para o município. Recebemos a ministra Luciana Santos para o lançamento do projeto Mais Ciência na Escola, e Betim o recebe de portas abertas. Agora, abrimos uma oportunidade para um novo edital, para que também possamos participar e receber salas maker nas nossas escolas”.

O programa

A implantação da iniciativa no IFMG é resultado de uma parceria entre a instituição e os Institutos Federais do Norte e do Sul de Minas Gerais. “Foi um projeto conjunto para a gente conseguir criar os laboratórios maker, uma parte bem prática para os meninos terem contato com essa tecnologia, já no ensino fundamental, nas escolas do município”, pontuou o diretor de ensino do campus Betim do IFMG, Gabriel Mendes.

Em  Minas Gerais, o programa vai implementar 90 laboratórios maker em escolas públicas, estaduais e municipais. Além da estrutura física, o Mais Ciência na Escola prevê a capacitação de professores, garantindo que eles estejam aptos a conduzir as atividades com abordagem interdisciplinar. Estudantes e docentes participantes do programa também contarão com auxílio financeiro.