INCLUSÃO

Prefeitura cria núcleo de saúde para a população LGBTQIAPN+ 

Espaço fica no Divino Braga e oferta assistência integral e humanizada a esse público

Por O TEMPO

Publicado em 17 de abril de 2025 | 09:00

 
 
Consultas médicas e de enfermagem, acolhimento psicológico e social e atualização do cartão de vacinas são alguns serviços oferecidos Consultas médicas e de enfermagem, acolhimento psicológico e social e atualização do cartão de vacinas são alguns serviços oferecidos Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

A prefeitura concluiu, neste mês de abril, a implantação do Núcleo de Referência à Saúde LGBTQIAPN+. A estrutura, instalada no Centro de Especialidades Divino Braga, visa oferecer assistência integral e humanizada a esse público, fortalecendo o acesso aos serviços de saúde pública. 

O núcleo, já em funcionamento, atende de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h, e é composto por uma equipe multidisciplinar que inclui médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social. No local, são realizados atendimentos tanto por demanda espontânea quanto por encaminhamentos provenientes da rede municipal de saúde e de outros órgãos públicos.

Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas e de enfermagem, acolhimentos psicológico e social, atualização do cartão de vacinas, coleta de exames laboratoriais, além de rodas de conversa, grupos operativos e outras atividades coletivas. A equipe também atua em casos relacionados a situações de violência, oferecendo suporte especializado a esse público.

O núcleo passou a incorporar ações do Programa de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) – um método de prevenção ao HIV que consiste em tomar comprimidos antes de ter relações sexuais –, ampliando o alcance da iniciativa com ações de busca ativa de usuários e apoio técnico às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Para a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana, a criação do núcleo representa um marco na construção de uma saúde mais inclusiva. “Com atuação estratégica e sensível às demandas específicas da comunidade LGBTQIAPN+, o núcleo fortalece a rede pública de saúde ao garantir atendimento integral, humanizado, seguro e inclusivo. A iniciativa marca um novo capítulo no cuidado em saúde no município, ampliando direitos e promovendo dignidade”, pontuou Jaqueline.

Presidente do movimento organizado LGBTQIAPN+ em Betim, coordenadora das políticas públicas no município para esse público e vice-presidente do Conselho Municipal LGBTI na cidade, Leônidas Ferraz salientou que a criação do núcleo foi possível após uma emenda parlamentar da deputada federal Duda Salabert, feita a pedido do movimento organizado LGBTQIAPN+ na cidade, e que teve a parceria do Executivo municipal.

“Esse núcleo representa um grande avanço para as políticas públicas do município voltadas para a comunidade LGBTQIAPN+. Trata-se de uma construção que vem de longos anos de sonho. Agora temos um espaço que será referência em saúde para a nossa população. Agora, estamos dialogando com uma deputada estadual de Minas, que prometeu destinar uma emenda no valor de R$ 350 mil para Betim para darmos continuidade a esse projeto”, adiantou Leônidas Ferraz.

Informações

O atendimento no núcleo é realizado no Centro de Especialidades Divino Braga, na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, 1.500, no Chácaras. Informações e agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp, no número (31) 99428-4167.