Betim registrou uma queda no índice de roubos de veículos, em residências e a transeuntes no primeiro bimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais e foram publicados no fim de março.
De acordo com o levantamento, o número total de roubos praticados em Betim apresentou queda de 33,6% nos primeiros dois meses de 2025. Foram 87 registros contra 131 na mesma época de 2024.
Nas ocorrências de roubos a transeuntes, considerando o mesmo período, a redução foi de 44,8% (de 58 para 32 casos). Já os roubos a residências apresentaram queda de 60% (de 5 para 2 registros). Os roubos a comércios tiveram a maior redução: 72% (de 18 para 5 casos).
Os roubos de veículos também diminuíram, passando de 32 para 25 casos, o que representa um recuo de 21,9%.
Para o secretário adjunto de Segurança Pública, Anderson Reis, a redução é resultado de um trabalho integrado das forças de segurança que atuam no município. Ele também destacou que os investimentos que a Guarda Municipal têm recebido influenciaram na queda desse tipo de crime.
"A Prefeitura de Betim tem investido na estruturação da Guarda Municipal, que realiza patrulhamento ostensivo e preventivo em toda a cidade. Além disso, a instalação de 66 câmeras de vigilância License Plate Recognition (LPR), que fazem o reconhecimento de placas de veículos, tem sido um diferencial, permitindo uma resposta mais ágil e eficiente na interceptação de automóveis em situação irregular ou cujos proprietários estejam com alguma pendência diante da Justiça”, explica.