A nova presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv), Janaína Guimarães, esposa do prefeito de Betim, Heron Guimarães, foi empossada oficialmente, nesta quarta-feira (30 de abril). O ato ocorreu durante assembleia extraordinária realizada na sede da entidade, em que também foram promovidas ainda alterações no estatuto da entidade, feita a apresentação das contas de 2024 da instituição e eleito um novo conselheiro fiscal da Apromiv, diante de uma vacância.
O cargo assumido pela primeira-dama é tradicional na cidade e não recebe remuneração. Segundo Janaína, ao assumir a presidência de honra da Apromiv, ela poderá dar voz as pessoas mais simples e vulneráveis. "Vou me doar, ser uma voluntária. Estou com muito projetos em mente para melhorar ainda o trabalho que é desenvolvido há décadas pela Apromiv, uma entidade tão respeitada e que é referência no acolhimento de idosos, gestantes, jovens, famílias e pessoas em situação de rua", disse.
Diretora-presidente da Apromiv, Gabriela Brena afirmou que a presença da primeira-dama na entidade
contribuirá para dar um olhar mais sensível e humanitário ao trabalho desenvolvido pela instituição. De acordo com ela, o intuito da nova diretoria, empossada em janeiro deste ano, é ampliar e melhorar a assistência prestada aos seus usuários.
"Temos muitos projetos para a Apromiv. Por isso, uma das propostas desta assembleia foi fazer alterações no estatuto social da Apromiv, o que vai possibilitar a ampliação das formas de atuação da entidade para as áreas de educação e segurança alimentar, além dos campos da saúde e da assistência social, que já vigoram no seu estatuto hoje", explicou Gabriela.
Prefeito de Betim, Heron Guimarães afirmou que a prefeitura, enquanto parceira da instituição filantrópica, pretende fomentar ainda mais o trabalho social desenvolvido pela Apromiv. "O objetivo é que a instituição, que possui atuação independente, passe a ter uma atuação cada vez mais presente na vida dos betinenses", detalhou.
Um dos projetos já em andamento pelo Executivo municipal para a Apromiv, conforme Heron, é a construção da nova sede social da entidade, prevista para funcionar em frente ao ginásio poliesportivo. "Já a sede administrativa e fiscal da entidade está prevista para funcionar na avenida Bandeirantes. São mudanças que pretendem dar mais profissionalismo, eficiência e transparência no trabalho executado pela instituição", afirmou o chefe do Executivo municipal.
Apromiv é uma entidade social filantrópica, fundada em maio de 1971, que já atendeu milhares de usuários em seus 50 anos de existência, tendo com público alvo: idosos, gestantes, jovens, famílias e indivíduos em situação de rua.
As atividades desenvolvidas pela entidade acontecem em parceria com todas as esferas de governo, iniciativas privadas e o apoio de outras organizações não governamentais.