SONHO

Jovem de Betim faz vaquinha para estudar com mentores da Nasa e Google

Mariana Barbosa, de 16 anos, foi selecionada para programa internacional de inovação e busca apoio para custear a bolsa

Por Daniele Marzano
Publicado em 30 de abril de 2025 | 15:48
 
 
Mariana Barbosa precisa arrecadar R$ 11 mil para garantir a vaga no curso intensivo.

Mariana Barbosa Fialho, de 16 anos, estudante e moradora de Betim, está buscando apoio financeiro para participar do Activate TKS, programa internacional de inovação que conecta jovens a profissionais da Nasa, Google, SpaceX e outras gigantes da tecnologia.

“É uma oportunidade única, que pode transformar meu futuro e me ajudar a causar impacto no mundo por meio da ciência”, diz Mariana Barbosa.

Apaixonada por ciência desde criança, Mariana já liderou equipes na FLL (First Lego League Challenge), conquistou bolsa integral pelo Ismart e hoje cursa o 3º ano no Colégio Santo Antônio. Atualmente, lidera uma pesquisa sobre buracos negros e gravidade quântica dentro do programa The Knowledge Society (TKS).

Selecionada entre os estudantes mais engajados do TKS, ela recebeu bolsa parcial, mas ainda precisa arrecadar R$ 11 mil para garantir a vaga no curso intensivo.

"Minha filha é muito dedicada. Ela acorda às 4h da manhã, estuda o dia todo e só volta para casa à noite. Mesmo com essa rotina cansativa, ela nunca desiste do sonho de estudar fora e participa de vários projetos que a ajudam nessa conquista. Como mãe, sinto orgulho e torço todos os dias para que ela alcance tudo o que deseja”, diz a mãe da estudante.