A Banda Musical Nossa Senhora do Carmo (BMNSC), uma das mais tradicionais de Betim, abriu o edital para a eleição de sua nova diretoria e conselho fiscal para o triênio 2025-2027. O grupo, que tem 127 anos de história e já foi reconhecido como a melhor banda civil de Minas Gerais, busca renovar sua gestão para fortalecer sua atuação cultural e social na cidade. As inscrições das chapas podem ser feitas até 7 de abril, às quintas-feiras, das 19h às 20h, no local de ensaios da banda (Rua Redelvim Andrade, 321, bairro Angola). A eleição será no dia 8 de abril, às 19h, na sede da BMNSC.
Todos os músicos da banda são elegíveis para compor a nova diretoria, sendo necessário que os candidatos a presidente, secretário e tesoureiro sejam membros mais antigos e residentes em Betim. O pleito também está aberto para votação popular: qualquer morador da cidade pode se cadastrar como eleitor no dia da eleição, apresentando documento de identificação com foto e comprovante de residência.
A nova diretoria terá um papel essencial na administração da banda, incluindo a gestão patrimonial, a busca por patrocínios e incentivos culturais e a promoção da formação musical de novos talentos. Segundo Saulo Lara Coimbra, secretário da BMNSC, a eleição marca um momento de reestruturação do grupo, que busca consolidar sua trajetória e seguir incentivando a educação musical na cidade.
“Há 28 anos faço parte da banda. Desde criança convivi com ela, aprendi a tocar e estou até hoje. Penso que a cultura de banda de música tem um papel fundamental para Betim, tanto no aspecto cultural quanto no social. Sua atuação vai além das apresentações musicais, pois ela ajuda a preservar a identidade e a tradição da cidade, incentivando novas gerações a se envolverem com a música”, ressaltou.