O governo de Minas realizou, na manhã desta segunda-feira (7 de abril), a entrega de 48 novos ônibus destinados às linhas metropolitanas, o que beneficia cerca de 63 mil passageiros de Betim, Belo Horizonte e de Contagem que utilizam diariamente esse transporte hoje. Na prática, neste primeiro momento, a aquisição dos novos veículos significa uma renovação de 50% do total da frota que atualmente presta o serviço aos usuários betinenses - são 96 ônibus metropolitanos rodando em Betim, e a previsão é que, além da troca dos 48 veículos, outros 27 novos ônibus sejam substituídos até o fim de 2025.
Ao todo, o Estado está investindo R$ 382 milhões para a compra de 600 novos veículos para toda a região metropolitana. No entanto, a expectativa é mais 250 novos ônibus, previstos para serem adquiridos pelas concessionárias que operam a região metropolitana, estejam nas ruas até o fim de 2025, totalizando 850 novos veículos. Com a renovação, a idade média da frota metropolitana, composta hoje por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 para seis anos até o fim deste ano.
A entrega dos 48 veículos para Betim foi realizada em uma cerimônia, no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, situado na cidade, e contou com a presença do vice-governador de Minas, Mateus Simões (Novo), e do prefeito de Betim, Heron Guimarães (União Brasil).
Em seu discurso, o governador lembrou que a medida faz parte do acordo firmado, em setembro de 2024, entre o governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), a título de indenização, para reequilibrar os contratos de transporte coletivo, em função dos impactos da pandemia da Covid-19.
"Hoje enceramos a primeira etapa da renovação da frota dos metropolitanos. São 600 ônibus para que a gente possa garantir viagens mais seguranças, rápidas e eficientes em toda a região. Mas a entrega desses 600 ônibus não é o final. Nós vamos chegar a 850 ônibus até o fim do ano, que serão adquiridos por meio do acordo, mas com recursos das empresas. As aquisições são feitas em função das perdas suportadas por essas empresas durante a pandemia. Poderíamos ter feito isso repassando dinheiro para essas empresas de ônibus. Seria mais econômico para o governo do Estado e, talvez, melhor para as empresas, que receberiam dinheiro no próprio caixa. Mas, ao optar fazer esse acordo, estamos mudando a vida das pessoas. Ele significa chegar mais cedo em casa, não ter ônibus quebrados nas ruas. São mais de 40 mil passageiros só nessas linhas que atendem Betim, e mais de 1.100 viagens feitas diariamente. Isso muda a vida das pessoas e mostra que o governo de Minas continua comprometido em investir em transporte público metropolitano", destacou o vice-governador.
Para o Heron Guimarães, embora a aquisição dos 48 novos veículos pelo governo de Minas não resolva totalmente o problema do sucateamento e da defasagem de linhas necessárias para prestar um serviço de mais qualidade à região metropolitana, a medida minimiza, sim, os transtornos existentes hoje. "São 48 novos ônibus, que vão oferecer mais conforto e segurança aos usuários. Sobretudo, são veículos mais ecológicos, que poluem menos", salientou o gestor. Os novos ônibus poluem 85% menos do que os anteriores e também emitem menos ruídos, atendendo normas trabalhistas e gerando um maior conforto para os motoristas e passageiros.
O chefe do Executivo em Betim, Heron Guimarães, lembrou ainda da necessidade de se pensar em outras políticas públicas que, de fato, para serem implementadas com o objetivo de melhorar a eficiência da mobilidade urbana, principalmente no entorno de Betim, Contagem e Belo Horizonte. A exemplo, o gestor citou o Rodoanel Metropolitano.
"Hoje, o trecho que mais importa em relação a mobilidade dessa região é o Rodoanel. O governador, de certa forma, disse e reafirmou aqui hoje é que ele está pronto para um novo diálogo sobre a discussão do novo traçado do Rodoanel. Caso isso ocorra, garantiremos um projeto mais eficiente e menos danoso para as regiões mais populosas de Betim e Contagem. Somos a favor do Rodoanel e, pelas conversas que as prefeituras de Betim e de Contagem estão tendo com o Estado, acreditamos que a coerência vai predominar. É isso que eu senti hoje, aqui, do vice-governador, Mateus Simões", declarou Heron.
O Rodoanel tem sido tratado como principal projeto de investimento em infraestrutura da gestão Romeu Zema (Novo). Orçado em R$ 5 bilhões pelo governo de Minas, a concessão será realizada por meio de parceria público-privada (PPP). O Estado vai investir cerca de R$ 3 bilhões. Os outros R$ 2 bilhões deverão ser investidos pelo grupo italiano, que vai explorar pedágio por 30 anos da rodovia. A INC S.P.A. venceu a licitação ocorrida em agosto de 2024 para a execução da obra, prevista para começar ainda neste ano.