INVESTIMENTO

Primeira etapa do Centro Integrado de Segurança Pública de Betim será entregue nesta sexta (11)

Espaço irá funcionar na antiga Unidade de Atendimento Imediato (UAI) "Sete de Setembro", e vai abrigar, entre outros equipamentos, a sede da Guarda Municipal

Por O TEMPO

Publicado em 09 de abril de 2025 | 10:52

 
 
Nesta primeira etapa, o espaço irá receber 30% do efetivo total da Guarda Municipal para atuar 24 horas Nesta primeira etapa, o espaço irá receber 30% do efetivo total da Guarda Municipal para atuar 24 horas Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

Nesta sexta-feira (11 de abril), Betim inaugura a primeira etapa do novo Centro Integrado de Segurança Pública “Sete de Setembro” (Cisp Sete). O local funcionará na antiga Unidade de Atendimento Imediato (UAI) "Sete de Setembro", e vai abrigar, entre outros equipamentos, a sede da Guarda Municipal. A "UAI Sete" funcionou no espaço entre 1995 e 2019, quando foi substituída pela UPA Norte.

Para a entrega desta primeira etapa foram realizadas pequenas reformas e melhorias no imóvel, como pintura do hall de entrada e de todo o primeiro bloco da edificação, pintura externa do muro e instalação de novas portas. Também foram realizadas manutenções nas redes de esgoto e de drenagem pluvial, e recuperação da rede elétrica. Além disso, as áreas externas receberam serviços de limpeza e capina.

Espaço foi reformado para receber a Cisp Sete. Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

Com isso, o Cisp Sete receberá, nesta primeira etapa, 30% do efetivo total da GM para atuar 24 horas no novo espaço. O local será ponto para registro de ocorrências, custódia temporária de presos, atividades administrativas, entre outras ações. 

Durante a solenidade, também serão entregues à Guarda Municipal duas novas viaturas Fiat Toro 0 km. Os veículos foram adquiridos com recursos próprios do município e com emenda parlamentar do vereador Léo Contador (Cidadania).

Próximas etapas

Estão previstas, ainda para este ano, novas adequações no local para que não apenas toda a corporação, mas o Grupamento de Operações com Cães (GOC) da GM e o Centro Integrado de Operações (COP), que atualmente funciona no Centro Administrativo da Prefeitura de Betim, também operem no novo espaço.  

O prefeito de Betim, Heron Guimarães, adianta que a iniciativa inclui ainda outras intervenções. 

“Ao lado do Centro Integrado será implantada a Rua da Segurança - um trecho com sinalização especial, iluminação reforçada e presença constante da Guarda Municipal. Essa rua, além de aumentar a sensação de segurança dos moradores de todos os bairros das imediações, oferecerá um impacto visual moderno e tecnológico na entrada da cidade”, explica.
 
Ele destaca ainda que o Cisp Sete é o primeiro passo do projeto Smart City, que será desenvolvido por uma consultoria especializada. 

“Nosso objetivo é claro: usar a segurança pública, integrando melhor esses serviços, como ponto de partida para transformar Betim em uma cidade mais conectada, segura e eficiente. O objetivo é que a prefeitura possa usar a tecnologia à serviço do cidadão para promover mais qualidade de vida e ter melhor controle sobre os serviços públicos", conclui. 

Segundo o prefeito, o prazo para a conclusão desse modelo é de cerca de quatro meses. Em seguida, a prefeitura dará início às próximas etapas, que incluem audiências públicas e parcerias público-privadas”. 

COP

O Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Betim foi instalado em 2024, no Centro Administrativo Papa João Paulo II. O COP integra oito importantes forças de segurança, salvamento e trânsito que atuam na cidade: Guarda Municipal, Guarda Patrimonial, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).
 
O espaço conta com estrutura de videomonitoramento em tempo real, operado por meio de 69 câmeras do programa Olho Vivo e 66 câmeras LPR capazes de realizar a leitura automática de placas de veículos. O COP funciona 24 horas e também recebe os chamados à Guarda Municipal, pelo 153, e à Defesa Civil, pelo 199.

GOC

O Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal conta, hoje, com nove cachorros devidamente adestrados e treinados - oito pastores belga de malinois e um border collie. Os animais são empregados na guarda e proteção dos agentes durante os patrulhamentos e no serviço de faro de entorpecentes e armas de fogo, bem como no trabalho de busca e captura de suspeitos em fuga. O canil fica, atualmente, nas instalações da Superintendência de Proteção e Defesa Animal (Sepa).